Notícias

30 de Outubro de 2015 às 22:59

Bancos estão no centro da crise global

Em debate promovido pela Escola de Governo, ontem, em São Paulo, com o tema A Crise Global Contemporânea, o jurista e professor aposentado da Universidade de Direito da USP, Fábio Konder Comparato, enfatizou que o mundo está nas mãos dos banqueiros. Para ele, um dos principais problemas é que os bancos só visam lucro, com investimentos em fundos, e por isso, não ajudam na distribuição da riqueza.
O sociólogo português e professor da Universidade de Coimbra, Boaventura Souza Santos, que também participou dos debates, acrescenta que a crise global coloca em risco a democracia, porque o modelo atual de governo das nações é desigual na distribuição de riqueza.
"Na crise de 1929, os bancos, sobretudo nos EUA, pegavam os depósitos dos clientes e aplicavam em especulação na Bolsa de Valores. Quando a bolsa caiu, os clientes foram lá para tirar o dinheiro do banco e não tinha mais. Está se fazendo a mesma coisa. Ou seja, é o crime financeiro
organizado", disse Comparato, que defendeu como medida urgente a separação das atuações dos bancos de depósito dos bancos de investimento.
Já Boaventura constatou que no Brasil, nos últimos anos, houve um processo importante de distribuição de riquezas, sobretudo por meio do Bolsa Família, mas que isso se deu em um ambiente hostil.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884