22 de Dezembro de 2015 às 22:59
Banco do Brasil tenta tirar clientes das agências
Ao invés de se preocupar com o atendimento humanizado, que, por sinal, é muito mais eficiente, o Banco do Brasil investe pesado na internet para se aproximar dos clientes e aumentar a receita.
Por meio de uma ferramenta chamada Real Time, a instituição financeira monitora o comportamento do correntista e, através de chat, tira dúvidas e, claro, aproveita para empurrar produtos personalizados.
Em apenas noves meses - de janeiro a setembro - 80 mil pessoas foram abordadas por meio da ferramenta, ainda em fase de teste. No mesmo período, foram negociados R$ 200 milhões em crédito.
A partir de janeiro, o projeto entra em nova fase com ofertas de produtos ampliados para mais clientes. A previsão é atingir 8,6 milhões de usuários do internet banking e do móbile. Em junho, o banco deve iniciar a capitação de novos consumidores.
Enquanto a direção da empresa investe em contatos virtuais, a situação nas agências não é nada boa. De setembro de 2014 ao mesmo período deste ano, 2.552 postos de trabalho foram eliminados e 120 unidades fechadas. Resultado, o atendimento é precarizado e a sobrecarga alta.