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1 de Janeiro de 2001 às 22:59

Banco apresentam falha no atendimento bancário

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) aponta falhas graves no atendimento aos consumidores bancários. O critério de escolha, segundo a pesquisa, foi o ranking dos bancos com mais reclamações no Banco Central, com mais de 1 milhão de clientes. Participaram da avaliação Real ABN, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Santander e Unibanco. A falha mais grave foi a não entrega de uma cópia assinada do contrato de abertura da conta pelo banco ao cliente. Em três instituições, houve a entrega apenas de um contrato não personalizado. As desculpas para o erro foram diversas. O Itaú, por exemplo, informou por meio de um funcionário que o contrato não podia ser entregue por se tratar de um documento de circulação interna. No Unibanco, o contrato não podia ser fornecido, mas poderia ser lido no momento da contratação do serviço. Segundo a direção do Unibanco, a informação veiculada na pesquisa não está no padrão adotado pela instituição. No HSBC houve a promessa que o contrato seria enviado pelo correio, o que não aconteceu. O banco respondeu que se o contrato não chegou para o cliente é porque houve erro. No BB, CEF, Bradesco e Santander o contrato foi entregue, mas não estava personalizado o que, segundo o Idec, não é ilegal.



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