Bancários participam de curso sobre Saúde do Trabalhador
A Fundacentro, entidade ligado ao Ministério do Trabalho em parceria com o CEREST Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador juntamente com o Comitê Regional de Defesa Popular estão realizando desde o dia 10 de março, em Dourados um Curso de Ergonomia no Trabalho.
O Curso é direcionado aos que atuam na área de segurança e saúde no trabalho e também dirigentes sindicais.
A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonómicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Os diretores Walter Teruo Ogima (Diretor de Saúde do Sindicato) e Ronaldo Ferreira (Diretor de Formação e Coordenador do Comite Regional de Defesa Popular), participam dos tres dias de curso que esta sendo ministrado pelo Dr. José Marçal Jackson Filho, Doutor em Ergonomia, Pesquisador / Fundacentro Rio de Janeiro.
Segundo os diretores regionais da Fundacentro, presente no evento, disseram que Dourados passa a ser a partir de agora uma segunda referencia para realização de cursos direcionados a Prevenção na Saúde do Trabalhador, o que faz com que saiamos um pouco do eixo Campo Grande – Capital.
O estimulo em trazer cursos para o interior, venho do fato da boa integração e preocupação dos diversos setores da saúde e das entidades sindicais de Dourados em buscar conhecimentos para solucionar e/ou prevenir problemas relacionados à Saúde Trabalhador causados pelo novo contexto de produção.