Notícias

24 de Maio de 2012 às 23:59

Bancários paralisam e cobram fim das demissões no Itaú em Cuiabá

Crédito: Seeb MT
Seeb MTMobilização contra a política desumana do banco mais lucrativo do país
Pelo fim das demissões arbitrárias no Itaú. Foi coom este objetivo que bancários realizaram nesta quarta-feira (23) uma paralisação de 24 horas na agência da Avenida do CPA do Itaú, em Cuiabá. Somente os caixas eletrônicos funcionaram, sendo que os serviços internos foram suspensos.
O protesto marcou o Dia Nacional de Luta contra as demissões no Itaú e mobilizou bancários de todo país. Mesmo com o anúncio de aumento na lucratividade nos três primeiros meses de 2012, o banco continua com a sua política de demissões e sobrecarga de trabalho. Até março, o Itaú lucrou R$ 3,4 bilhões e neste ano, mais de 50 funcionários foram demitidos somente em Mato Grosso.
Para diretor do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e funcionário do Itaú, Natércio Brito, o ato exigiu o fim imediato das demissões, do assédio moral, da rotatividade, da falta de segurança e das péssimas condições de trabalho. "Estamos cobrando do Itaú a tão falada responsabilidade social propagada nos informes publicitários. O banco não está sendo responsável socialmente demitindo os trabalhadores".
O presidente do Sindicato, Arilson da Silva, destacou que, além da atitude vergonhosa de demitir os funcionários para aumentar a lucratividade, o banco ainda não investe em segurança. "Até hoje o Itaú não instalou os biombos para conter as chamadas 'saidinhas de banco'. E para piorar a situação, mais uma ação para aumentar a insegurança nas agências está sendo tomada, o banco está tirando as portas giratórias com detector de metais. Isso é um absurdo".
Outras ações estão sendo planejadas pelo Sindicato para garantir aos bancários e para população mais segurança nas agências do Itaú e o fim das demissões.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb MT



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884