Notícias

17 de Junho de 2026 às 18:52

Bancários apoiam mobilização de trabalhadores da Embrapa por valorização profissional

Ato nacional cobra reconhecimento da escolaridade de técnicos e assistentes, além de avanços nas negociações salariais e de direitos da categoria

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS participaram nesta quarta-feira (17) das atividades promovidas pelo Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), em apoio ao Dia Nacional de Paralisação dos trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A mobilização foi realizada em diversas unidades da empresa no país e tem como principal reivindicação o reconhecimento da escolaridade de técnicos e assistentes, além da cobrança por avanços nas negociações da pauta econômica e social da categoria.

Em Dourados, os trabalhadores realizaram uma manifestação em frente à unidade da Embrapa, onde distribuíram batatas-doces biofortificadas e mudas produzidas a partir de pesquisas desenvolvidas pela instituição. A ação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do trabalho realizado pelos empregados da empresa e protestar contra a falta de avanços nas negociações com a direção da Embrapa.

Segundo o Sinpaf, a categoria demonstra crescente insatisfação diante da ausência de respostas concretas após oito rodadas de negociação. Entre as principais reivindicações estão a recomposição salarial, melhorias nos benefícios, manutenção e ampliação de direitos, valorização profissional, melhores condições de trabalho, ações voltadas à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, além da implantação do Adicional de Escolaridade para assistentes e técnicos.

De acordo com a entidade sindical, a Embrapa ainda não apresentou posicionamento sobre as cláusulas econômicas da pauta, alegando que as decisões dependem de instâncias superiores, como o Conselho de Administração (Consad), o Comitê de Auditoria (COAUD) e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MGI).

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados e Regiõ/MS e integrante do Comitê de Defesa Popular, Edgar Alves Martins, a luta dos trabalhadores da Embrapa é legítima e busca o reconhecimento de profissionais que investiram em sua qualificação ao longo dos anos.

"Os trabalhadores se dedicaram, buscaram formação e qualificação para melhor atender às demandas do setor. É justo que recebam o devido reconhecimento pela graduação e pelo esforço realizado em benefício da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário brasileiro", destacou Edegar.

Fonte: Seeb-Dourados e Região/MS



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884