Bancário, participe do Censo da Diversidade

Pesquisa, prevista na CCT, vai mapear perfil de mais de 400 mil bancários e contribuir para políticas de igualdade e inclusão
A 4° edição do Censo da Diversidade está aberta para resposta até 31 de outubro, reafirmando a luta da categoria bancária pela igualdade de oportunidades no local de trabalho. É essencial que os funcionários do setor financeiro se manifestem para tornar a profissão mais inclusiva.
As perguntas são simples e podem ser acessadas pela intranet do banco, onde estarão disponíveis o link e QR Code específicos de cada instituição.
O levantamento é conduzido pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e abrange cerca de 405 mil trabalhadores CLT e 5 mil estagiários e aprendizes de 35 bancos, representando 93% da força de trabalho do setor, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do IBGE.
Ao todo, 35 bancos aderiram à pesquisa (veja a lista abaixo), contemplando todos os empregados CLT ativos até 31 de agosto, além de estagiários e aprendizes em alguns casos, totalizando cerca de 405 mil trabalhadores e 5 mil estagiários/aprendizes. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essa base representa 93% da força de trabalho do setor.
O Censo da Diversidade foi uma conquista da Campanha Nacional 2024 e está garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), na Cláusula 136. Para a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, “a partir deste levantamento, é possível diagnosticar o perfil da categoria bancária e, assim, desenvolver, de forma mais eficiente, as nossas reivindicações nas mesas de negociação com os bancos. O censo, portanto, é um instrumento fundamental na luta por igualdade de oportunidades na categoria bancária”.
Os censos anteriores foram realizados em 2008, 2014 e 2019. Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-CUT, destaca que essas pesquisas permitiram comprovar desigualdades salariais e de oportunidades para mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A divulgação dos resultados do 4º Censo da Diversidade está prevista para fevereiro de 2026. Para mais informações ou para tirar dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site: censo.diversidade.org.br.
Confira os bancos participantes:
- BANCO GM
- BANESE
- BANESTES
- BANPARÁ
- BANRISUL
- BASA
- BB
- BMG
- BNB
- BNDES
- BNP PARIBAS
- BOC BRASIL
- BRADESCO
- BRB
- BS2
- BV
- C6 BANK
- CAIXA
- CREDIT AGRICOLE
- DAYCOVAL
- DESENVOLVE SP
- FIBRA
- ITAÚ-UNIBANCO
- MERCANTIL
- MIZUHO
- MOBILIZE
- PARANÁ BANCO
- PINE
- RABOBANK
- RENDIMENTO
- SAFRA
- SANTANDER
- SCANIA BANCO
- TRAVELEX
- TRIBANCO
Fonte: Contraf-CUT