Ato em Maceió marca Dia Nacional por Contratação na Caixa
Crédito: Seec Alagoas
Carência de pessoal não pode ser suprida por remanejamentos
Diversos bancários e concursados da Caixa Econômica Federal participaram na manhã desta quinta-feira (6), em Maceió, do Dia Nacional por Contratação Urgente na CEF, convocada pela Contraf-CUT, Fenae e sindicatos. Um grande ato em frente à Caixa Filial, no bairro do Farol, marcou o dia de manifestações, que teve apoio de clientes e usuários, além de ampla cobertura da imprensa.
"Foi um dia importante para os empregados, concursados e toda a sociedade, que puderam expressar sua preocupação com a carência de pessoal, a qualidade no atendimento e o futuro do banco público. Esperamos que a diretoria ouça os apelos vindos das ruas e das unidades, para que a Caixa se fortaleça ainda mais como instrumento das políticas sociais e de desenvolvimento", disse Jairo França, presidente do Sindicato.
Com faixa, cartazes e vestindo a camisa da campanha "Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil", diretores do Sindicato e da Apcef-AL, além de representantes dos concursados, fizeram pronunciamentos durante o ato, denunciando a lentidão e o número reduzido de novas contratações feitas banco.
Eles lembraram o compromisso assumido pela Caixa, em Acordo Coletivo de Trabalho, para a contratação de 2 mil empregados este ano, e cobraram a ampliação desse número para cobrir as vagas deixadas pelos empregados que aderiram ao Plano de Apoio a Aposentaria (PAA.
"Na verdade, o banco teria de contratar mais de 5 mil novos empregados em 2015, porque mais de 3 mil aderiram ao PAA", disse José Marconde, diretor do Sindicato e empregado da Caixa. Ele criticou a presidente do banco, Miriam Belchior, por querer resolver a carência de pessoal através do remanejamento, situação que, segundo avalia, tornaria o problema ainda mais insustentável. ";Seria cobrir os pés e descobrir a cabeça";, comparou.
Além do ato em frente à Caixa Filial, os manifestantes protestaram no interior da agência, onde distribuíram uma carta aberta e coletaram assinaturas dos clientes. Os diretores do Sindicato convocaram os empregados que estavam trabalhando, incluindo os gerentes e demais chefes, para se engajar na campanha por Mais Contratações Já, ajudando a consolidar o movimento.
"Todos temos compromisso com essa luta. Unidos e somando-se aos esforços dos companheiros em outros estados, fortaleceremos a campanha, de forma a ser ouvidos pela direção da empresa", disse o diretor do Seec-AL Ismael Júnior, que também é empregado da Caixa.
Fonte: Seec-AL
Fonte: Seec Alagoas