Atendimento Bancário: Itaú lidera ranking de reclamações
O conglomerado Itaú ocupou a primeira posição do ranking de reclama- ções do Banco Central em dezembro. O levantamento levou em consideração bancos e financeiras com mais de 2 milhões de clientes. O Itaú, que possui 59,84 milhões de correntistas, recebeu 612 queixas consideradas procedentes. O índice registrado foi de 10,22. De acordo com o BC, a maioria das denúncias (104) ocorreu por conta da “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”.
O segundo lugar da lista foi ocupado pelo Bradesco, que tem 77,02 milhões de clientes. Foram 647 reclamações e índice de 8,39. Em seguida, na terceira posição, aparece a Caixa, com 78,01 milhões de correntistas, que teve 616 queixas e índice de 7,89.
Prova de que o serviço bancário tem deixado a desejar, os bancos precisam investir mais em pessoas e não em máquinas, afima Janes Estigarribia, presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados. Na sua avaliação, as agencias bancárias devem ser o lugar para clientes e usuários realizar serviços bancários, não apenas máquinas e correspondentes. Esses últimos devem ser opcionais e não um mercado, produto das imposições dos bancos.