Assista agora ao vivo Assembleia Extraordinária Fetec-CUT/CN
Transmissão está sendo feita pelo YouTube da Fetec-CUT/CN; delegados vão discutir a conjuntura política e econômica do país, a pauta de luta dos trabalhadores e a preparação do Congresso da Federação
A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realiza nesta sexta-feira 31 de março, em Brasília, uma Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de discutir a conjuntura econômica e política do Brasil e as lutas da categoria e dos trabalhadores nesse período. Essa discussão, na parte da manhã, será transmitida ao vivo pelos canais da Fetec-CUT/CN no Facebook e no YouTube. A Assembleia também vai preparar e marcar a data do Congresso Extraordinário da Federação e fazer ajustes nas Comissões de Empresa dos bancos.
Além da Diretoria Executiva, participam do encontro os delegados eleitos nas bases dos 12 sindicatos filiados à Federação: Brasília, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Campo Grande, Acre, Dourados (MS), Amapá, Roraima, Rondonópolis, Sinbama (Médio Araguaia) e Sintraf-Ride (entorno de Brasília).
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS participa da Assembleia com os diretores: Carlos Alberto Longo, funcionário do Banco do Brasil e Presidente da entidade, além das diretoras, Adriana Rodrigues Guerreiro (Banco Itaú); Juliana Junqueira Franco Marrelli (Bradesco) e, ainda pelo Diretor de Formação do Sindicato, Laudelino Vieira dos Santos (Santander), este delegado nato por ser componente da Diretoria Executiva da Fetec-CUT/CN.
Durante a assembleia a Fetec-CUT/CN também fará o lançamento da cartilha Violência e Assédio no Ambiente de Trabalho, preparada pela Secretaria da Mulher da Federação, que contém uma versão comentada da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), aprovada em junho de 2019, da qual o Brasil ainda não é signatário.
“A Convenção 190 é o primeiro tratado internacional que define com mais precisão o que é violência e assédio no mundo do trabalho e aponta medidas para enfrentar a violência e o assédio, cobrindo trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores, público e privado, nas zonas rurais e urbanas, na economia formal e informal”, afirma Elis Regina Camelo Silva, secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN.
Programação da Assembleia, no horário de Brasília
Dia 31 de março
9h00 – Mesa de Abertura
9h30 – Análise de Conjuntura Nacional com a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que é funcionária da Caixa.
10h00 – Discussão da pauta e dos desafios da classe trabalhadora no Congresso Nacional, com exposição de Neuriberg Dias, técnico do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
10h30 – Debate sobre conjuntura, com perguntas da plenária e respostas dos palestrantes.
11h30 – Lançamento da cartilha Assédio no Ambiente de Trabalho, com exposição de Elis Regina Camelo, secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN.
12h00 - Almoço
14h00 – Assembleia Geral Extraordinária Fetec-CUT/CN
14h10 - Preparação para o Congresso Extraordinário Fetec-CUT/CN.
15h10 - Ajuste nas Comissões de Empresas dos bancos (COEs)
16h10 - Eleição suplementar.
18h00 – Encerramento.
Fonte: Fetec-CUT/CN