Abertura do 9º Congresso dos Bancários de Dourados e Região será hoje a noite
Com a palestra “Os Impactos da Pandemia na Conjuntura Política, Econômica e Social” os bancários de Dourados e Região dão início nesta sexta-feira às 19 horas ao congresso da categoria. Evento acontece no auditório do Hotel Bahamas em Dourados e segue na manhã deste sábado (25)
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região realiza nesta sexta e sábado (24 e 25/06) o 9º Congresso dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de sua base de atuação. A abertura do congresso será às 19 horas no auditório do Hotel Bahamas, com prosseguimento no sábado (25) pela manhã e encerramento previsto para às 13 horas.
O evento tem como tema “Os desafios para a organização dos trabalhadores do ramo financeiro” estava previsto no Estatuto do sindicato para acontecer até o final do mês de maio/21, mas não pôde ser realizado em razão da pandemia do coronavírus.
Mesmo não sendo delegado ou delegada bancários podem participar
A organização do congresso lembra que de acordo com o Regimento Interno do Congresso, em seu Art. 4º, Inciso VI. “Caso queira, o bancário ou bancária da base territorial do sindicato, ainda que não eleito delegado ou delegada, poderá participar do congresso com direito a voz. Neste sentido a comissão organizadora reforça o convite a toda a categoria para que participem ao menos da abertura do evento nesta sexta-feira.
Objetivos do Congresso
O Congresso tem por objetivo avaliar o momento conjuntural do país no aspecto político, econômico e social, bem como debater a realidade da categoria e ainda definir a linha de atuação do sindicato para o mandato da diretoria dentro de um plano de lutas.
Confira abaixo as palestras, os palestrantes e a programação do Congresso
Palestra 1: Os Impactos da Pandemia na Conjuntura Política, Econômica e Social – será a palestra de abertura do congresso no dia 24/06 e terá como palestrante, Andreia Ferreira, Supervisora Técnica do Escritório Regional do DIEESE de Mato Grosso do Sul. Economista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com especializações em Planejamento Estratégico e Gestão Pública.
Palestra 2: Consequências da Fragmentação do Emprego no Ramo Financeiro – será a primeira palestra do evento no dia 25/06 e terá como palestrante Gustavo Cavarzan, Economista do DIEESE-SP, formado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie e Mestre em Desenvolvimento Econômico, na área de História Econômica, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutorado em Economia Social e do Trabalho pela UNICAMP.
Palestra 3: Os Desafios para a Organização dos trabalhadores do Ramo Financeiro – será a segunda palestra do dia 25/06 e terá como palestrante Carlos Alberto Cordeiro da Silva (Carlão), Economista e bancário do Banco Itaú, foi presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro por dois mandatos - 2009-2015 - e da UNI Américas Finanças - atualmente Carlão é membro do Conselho Diretivo da Contraf-CUT.