Notícias

2 de Julho de 2012 às 23:59

2º Encontro Estadual dos Bancários aprova pauta e elege delegados para Conferência Nacional

No 2º EEBAN-MS – Encontro Estadual dos Bancários do MS – realizado neste sábado, 30/06, em Campo Grande, a categoria discutiu a Campanha Nacional dos Bancários de 2012. Na foto a composição da mesa de autoridades na abertura do evento.  
O encontro realizado na sede da FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de MS – durante todo o sábado, foi organizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região e pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, os dois maiores do estado, contou com a participação de mais de 100 bancários das duas regiões e deliberou sobre a Campanha Nacional de 2012 da categoria.
 
Conjuntura
No período da manhã após a abertura dos trabalhos, a palestrante (foto abaixo) Bárbara Wasquez do Dieese/CONTRAF, falou sobre Conjuntura e Campanha Nacional 2012, tendo uma participação efusiva dos bancários.
Bárbara analisou a conjuntura nacional e internacional sobre a economia, o que subsidiou o debate a cerca da campanha salarial da categoria. Segundo a palestrante o lucro obtido pelos bancos nacionais nos últimos anos justifica não só a campanha salarial em si, mas também a exigência de contratação de mais profissionais para o aumento da qualidade no atendimento ao público. Bárbara questionou dado recente que demonstra disparidade entre salários pagos por bancos no Brasil e em outros países do MERCOSUL: "Porque os bancos nacionais vão para países do MERCOSUL, onde os lucros são menores que aqui e pagam salários maiores para os funcionários desses outros países?", questionou.
Bárbara afirma que a Campanha Nacional dos Bancários deve focar não apenas nos salários, mas no modelo de crescimento do Brasil: "É uma defesa de um projeto de país, não só do salário dos bancários. Mais do que garantir o índice, nessa campanha temos que discutir nossa intervenção do sistema financeiro. Temos que ter proposta de regulação do emprego".
A palestrante defende ainda que a regulação em bancos privados se faz necessária uma vez que em muitos casos há a demissão de funcionários com salários mais altos para contratação de outros que aceitem salários mais baixos. "O empresário não pode se sentir a vontade para demitir e contratar sem regulação", defendeu.
Campanha Nacional
À tarde foi discutida a temática da Campanha Nacional dos Bancários 2012 que tem como temas Emprego, Remuneração, Saúde, Condições de Trabalho e Segurança e Sistema Financeiro Nacional, através de 4 grupos de trabalho. Após as discussões em grupo a plenária deliberou alterações nas propostas da minuta de reinvindicação que será levada a debate na Conferência Nacional pelos delegados eleitos nos Encontros Estaduais.
Delegados
No encontro foram eleitos os delegados titulares e suplentes para a 14° Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba-PR. Na foto abaixo a chapa completa dos delegados, com os titulares e sulplentes.
O Sindicato de Campo Grande ocupa vaga no Comando Nacional dos Bancários, sendo a presidenta Iaci Rodrigues Azamor delegada nata. Os titulares eleitos pelo Sindicato de Campo Grande e Região foram Neide Maria Rodrigues, Edvaldo Franco Barros, Cícero Roberto dos Santos, Elio Sandim, José dos Santos Coqueiro, Os suplentes são Lucélia Ap. Moreira Soares, Cládis, Valdemir da Silva Cardoso, Castro, Benício Pereira Faustino.
Por Dourados e Região os titulares são Raul Verão, Janes Estigarribia. Como suplentes foram eleitos Laudelino Vieira dos Santos e Edegar Alves Martins.
Fonte: Seeb-Campo Grande e Região

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884