12º CECUT-MS fortalece compromisso com a classe trabalhadora e define nova direção
Congresso reelege presidente e nova direção da CUT-MS para fortalecer a luta por direitos, em um contexto de governo federal comprometido com a promoção dos direitos trabalhistas e a justiça social
Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (CUT-MS) realizou o seu 12º Congresso Estadual, marcando um importante momento de reflexão, engajamento e planejamento para o futuro da luta sindical no estado, no contexto das comemorações dos 40 anos da CUT e sua história de lutas e conquistas.
Reunidos/as na Chácara do Lago em Campo Grande, o evento contou a participação de mais de 180 delegados e delegadas vindos/as da capital do estado e de cidades do interior, representando diversas categorias do serviço público e privado, rural e urbano.
Com a participação dos delegados, Carlos Alberto Longo, Laudelino dos Santos Vieira e, da delegada Juliana Junqueira Franco Marrelli, representando os bancários e bancárias do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, o congresso elegeu a nova direção executiva que estará à frente da CUT-MS para o próximo ciclo, 2023-2027.
A gestão anterior, 2019-2023, liderada por Vilson Gregório, presidente reeleito da CUT-MS, desempenhou um papel crucial na defesa dos direitos trabalhistas em um contexto desafiador. Durante a pandemia da COVID-19, a CUT-MS destacou-se por enfrentar as políticas de achatamento de salários e redução de direitos implementadas pelo governo federal de Jair Bolsonaro.
A luta incansável pela oferta de vacinas, a luta contra a fome, o combate ao desemprego em massa e a resistência aos ataques aos direitos trabalhistas, fizeram parte das batalhas travadas pela gestão anterior.
Neste momento de transição, a nova gestão 2023-2027 da CUT-MS assume o compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento dos direitos dos trabalhadores.
Em um cenário de mudança política, após muitas lutas, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil, a CUT-MS se alinha com propostas que visam melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora, mas reforça que a participação ativa e a mobilização da sociedade civil são fundamentais para efetivar essas conquistas.
Vilson Gregório, presidente reeleito da CUT-MS, reforçou a importância da participação ativa da CUT nesse novo cenário: "Devemos avançar, avançar e avançar na conquista de direitos, não devemos achar que o governo fará tudo sozinho. Esse é um governo em disputa, e se for preciso, estaremos mobilizando, nos manifestando e fazendo a luta para fortalecer a conquista de direitos da classe trabalhadora. Esse é o nosso papel”.
“Queremos já a aplicação do piso da enfermagem, queremos que se cumpra o piso dos professores, as 40 horas semanais, a criação do piso salarial estadual, entre outras pautas, agradeço a todas as lideranças que nos visitaram no evento e todas as delegações sindicais que participaram ativamente do nosso congresso” reforçou Vilson.
O 12º Congresso Estadual da CUT-MS também foi marcado por homenagens ao deputado Amarildo Cruz, que recentemente faleceu, deixando uma marca significativa nas lutas da central e um legado de lutas em defesa da classe trabalhadora.
Importantes lideranças políticas estiveram presentes, como Vander Loubet e Camila Jara, deputado e deputada federais do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane, deputado e deputada estaduais do PT, e outras figuras destacadas da política e da sociedade civil, como o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo Costa, a Coordenadora Estadual do MST/MS, Laura dos Santos, o Presidente Estadual do PT/MS, Vladimir Ferreira, a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva, o Presidente da UGT/MS, Jéfferson Borges, a representante do Escritório Estadual do DIEESE, Andreia Ferreira, ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, o advogado Paulo Lemgruber e a advogada Giselle Marques.
O evento foi acompanhado por Quintino Severo, Secretário de Relações Internacionais da CUT, reforçando a relevância do 12º Congresso Estadual na construção do 14º Congresso Nacional da CUT, que acontecerá em outubro deste ano, em Praia Grande, São Paulo.
O 12º Congresso Estadual da CUT-MS encerrou-se com um forte espírito de unidade e determinação, evidenciando o compromisso contínuo da CUT-MS em lutar pelos interesses dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa e igualitária.
A nova executiva estadual da CUT-MS, eleita para a gestão 2023-2027, será composta por:
Presidente - Vilson Gregório
Vice-presidente - Alexandre Júnior Costa
Secretária Geral - Dilma Gomes
Secretário de Finanças - Paulo Cesar Lima
Secretário de Comunicação - Carlos Adriano Rolon
Secretário de Formação - Onivam de Lima Correa
Secretário de Organização e Política Sindical - Ednaldo Ferreira Araújo
Secretária da Mulher Trabalhadora - Cléo Bortolli
Secretaria de Relações de Trabalho - Marcley Telles
Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos - Adilson Nascimento
Secretária de Juventude - Alicéia Alves Araújo
Secretário de Combate ao Racismo - Santino Cândido Meira
Secretário de Saúde do Trabalhador - Douglas Rodrigues Silgueiro
Secretário de Meio Ambiente - Elaine Oliveira
Secretária de Assuntos Jurídicos - Andreia Gamarra
Secretária de Cultura - Angela Maura
Secretaria de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais - Maria Helena Faria
Secretaria Executiva - Filomena Gomes de Souza
Fonte: CUT-MS - Escrito por: Sérgio Souza Júnior