Sindicato homenageia trabalhadoras em bancos pela passagem do 8 de março
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher a diretoria do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região visitou os locais de trabalho
Como já é tradição, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, visitou todas as agências e locais de trabalho bancário de sua base territorial de atuação composta por 13 municípios do interior de Mato Grosso do Sul.
Clique aqui e veja imagens da visita
Como neste ano a data caiu no sábado, a visita da diretoria aconteceu nos dias 06 e 07 de março. Além dos cumprimentos e das felicitações pela passagem do extraordinário dia, para marcar a data, os diretores da entidade presentearam à todas as mulheres, bancárias e terceirizadas, que laboram nos bancos, com um lindo porta joias.
A coordenação da atividade, inclusive com a escolha do brinde, ficou a cargo das diretoras Ivanilde dos Santos Fidelis e Juliana Junqueira Franco Marrelli, que organizaram tudo com muita dedicação e carinho, com auxílio das demais diretoras da entidade, Priscila Forni Donzelli B. Lopes; Adriana Rodrigues Guerreiro; Ana Perla Alves Casa; Sandra Regina S. Mazarim; Dulcinéia Duarte Machado e Roselene Silva O. Silvério, as quais a diretoria agradece e estende os parabéns também dispensados as demais bancárias e trabalhadoras do ramo financeiro e às trabalhadores em geral, que lutam cotidianamente por um mundo justo e igualitário entre os gêneros.
8 de março: por mais direitos e oportunidades
Data simbólica para a luta das mulheres por equidade de direitos, 8 de março reforça a importância da mobilização de toda a sociedade para ampliar o espaço das mulheres em diferentes áreas. No mercado de trabalho, ainda é necessário avançar em relação à igualdade salarial e de oportunidades.
As mulheres ainda ganham 20,7% a menos do que os homens desempenhando as mesmas funções, como mostrou o 2° Relatório de Transparência Salarial divulgado em 2024 pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, medidas que priorizem a igualdade salarial e de oportunidades é um passo primordial para que o mercado de trabalho seja um espaço mais justo.
Na última Campanha Nacional dos Bancários, o movimento sindical conquistou avanços em relação a esse tema. A cláusula 130 declara repúdio a qualquer forma de discriminação salarial e de critérios remuneratórios. Além disso, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) garante que todos os bancos aderirão ao Programa Empresa Cidadã.
Veja também: Neste 8 de março, bancárias seguem na luta por igualdade salarial
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS
Pela vida digna de todas as mulheres!