Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa

A arte feminina foi destaque na 8ª edição do maior concurso cultural entre bancários do país
A edição 2024/2025 do Talentos já está deixando saudades! Mais uma vez, empregados e aposentados de todo o país deram um verdadeiro show durante os três dias da etapa nacional do concurso cultural, que foi realizada em Foz do Iguaçu (PR). No último sábado, aconteceu a premiação dos primeiros colocados em cada uma das oito modalidades. E, é claro, não faltou muita emoção no palco, com choro, risos e abraços.
Assita o vídeo Talentos Fenae/Apcef 2024-2025: onde a arte ganha vida
As mulheres se destacaram nesta edição do Talentos. Primeira participante a levar o troféu na modalidade composição, a representante da Apcef/SP, Camila Toledo, destacou o reconhecimento do público presente ao evento. “Eu fiquei surpresa e ao mesmo tempo muito feliz, porque todo mundo que vinha me abraçar, dizia merecido, merecido. Dá uma sensação boa de que o trabalho tem valor”, disse emocionada.
Na modalidade interpretação, o primeiro lugar também ficou com uma mulher. “Estou muito feliz, esse troféu significa muito. A gente tira uma licença da agência e vem viver esse sonho de ser artista. Obrigada minha Apcef, meu estado, meu amor, minhas filhas que ficaram em casa”, disse Camila Bandeira, que representou a Apcef/PA.
O nível técnico e o profissionalismo surpreenderam o júri que avaliou as obras da categoria Música, formado pelo cantor e compositor Marcelo Jeneci, pela pianista e musicóloga Bia Cyrino e pela compositora, cantora e escritora Estrela Ruiz Leminski.
Marcelo Jeneci deu uma “palhinha” na grande final do Talentos. Ele cantou a música Felicidade de sua autoria e foi acompanhado pelo público. “É lindo ver como o Brasil é talentoso. Foi um grande prazer ter feito parte do júri do concurso”, frisou o cantor.
“Não sabíamos que estávamos aqui entre profissionais, julgando profissionais, foi um nível espetacular, dá para ver o amor das pessoas que estão fazendo este evento”, declarou Estrela Ruiz.
A jurada Bya Cirino chamou atenção para diversidade cultural apresentada no Talentos Fenae/Apcef. “Está sendo uma grande emoção participar do festival, porque a gente vê uma grande diversidade no palco. São pessoas de muitos lugares do Brasil e cada apresentação foi mais surpreendente que a outra”, acrescentou.
O evento chegou ao final em clima de confraternização, sendo encerrado com show da banda Denorex.
“Os participantes são trabalhadores, mas também são pessoas, que tem talento, como todos nós temos algum tipo de talento. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos. O importante para nós é essa integração, esse ambiente de união e solidariedade”, enfatizou Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), que realiza o concurso com apoio das 27 Apcefs de todo o país.
O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva, reafirmou o compromisso da entidade, com a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, da defesa dos direitos dos empregados e aposentados do banco. “A Fenae vai manter sempre a qualidade do que faz, em eventos como Talentos, os jogos esportivos, Inspira Fenae e outros projetos que temos. Continuaremos defendendo a Caixa 100% pública. A Fenae estará à frente de todas as lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores da Caixa”, frisou.
Conheça os vencedores do Talentos!
Artes Plásticas
Desenho e Pintura
1º: Olhares- Marise Pimenta de Paula (Apcef/MG)
2º: A CIDADE- Luiz Henrique Lins Barros de Carvalho (Apcef/PE)
3º: Livre para buscar o meu lugar ao sol- Camila Gonçalves de Oliveira (Apcef/PB)
Desenho Infantil
1º: Neblina da manhã- Tiago Paixão Brandão (Apcef/DF)
2º: Bora Bahêa- Giovanni do B. C. Santana de Jesus (Apcef/BA)
3º: Favela a beira do rio- Maria Paula Mácola Marins (Apcef/PA)
Artes Visuais
Filme
1º: PERSPECTIVAS- José Gil Cabral de Souza (Apcef/PE)
2º: LADO DE DENTRO- Raimundo Eduardo Santos dos Reis (Apcef/MA)
3º: ABANDONO- Francisco Alenilson Girard da Silva (Apcef/PA)
Foto
1º: Mucuripe- Leandro Arruda Leal (Apcef/CE)
2º: Estrelas sobre a água- Zanine de Albuquerque Tomé (Apcef/PB)
3º: Permanente Impermanente- Efreu Brignol Quintana (Apcef/RS)
Literatura
Contos e Crônicas
1º: TRAVESSIA- Ana da Costa Bandeira (Apcef/PB)
2º: HOMEM QUE NÃO QUIS FICAR NO CÉU- Aldenir Dantas da Costa (Apcef/RN)
3º: LUMI: A LUZ DA LIBERDADE- Veronica da Silva Galvão (Apcef/AL)
Poesia
1º: CONTROVERSA-MENTE- Joana D´Arc Matos Prado (Apcef/PI)
2º: 41 voltou em 24- Athos Ronaldo Miralha da Cunha (Apcef/RS)
3º: Dentre o Fumacê- Luciana da Silva Pereira Magalhães (Apcef/DF)
Música
Composição
1 ° Lugar - Sonhei que morria- Camila Stella Toledo Pereira (Apcef/SP)
2 ° Lugar - Para um mundo melhor -Eugênio Matias dos Santos Neto (Apcef/PB)
3 ° Lugar - Tempo presente- Antônio D. Nogueira de Sousa (Apcef/PI)
Interpretação
1 ° Lugar - Carinha de Anjo- Camila da Costa Bandeira de Brito (Apcef/PA)
2 ° Lugar – Jeito Tucuju- Joyce Ramos de Oliveira (Apcef/AP)
3 ° Lugar – Vilarejo- Verona Oliveira Barroso (Apcef/RR)
Fonte: FENAE