Sindicato faz pagamento de ação trabalhista a funcionários da Caixa
Foram contemplados 06 funcionários da instituição na ação coletiva impetrada pelo sindicato ainda no ano de 2011, com recuperação de R$ 161.798,28 devido a esses trabalhadores
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS realizou no final da tarde desta quarta-feira (27), na sede da entidade em Dourados, o pagamento de ação coletiva impetrada pela entidade em 2011 como substituto processual dos empregados, que resultou na recuperação de R$ 161.798,28, contemplando seis bancários da Caixa Econômica Federal, que hoje se encontram aposentados.
A ação foi patrocinada numa parceria do Escritório do Dr. Aquiles Paulus, que na época prestava seus serviços profissionais ao Sindicato, com o Escritório dos Drs. Alexandre Moraes Cantero e Celso Pereira, de Campo Grande.
O valor pago é referente a cobrança do Complemento Temporário de Ajuste de Mercado – CTVA – e do adicional compensatório para cargos de comissionados superiores a 10 anos com gratificações suprimidas.
Segundo explicou Dr. Aquiles Paulus, “O Processo de número 0000507-21.2011.5.24.0021, foi protocolado em 2011 e teve uma longa tramitação devido a uma sucessão de cálculos, com mais de 7.720 páginas e vários recursos, inclusive na fase de liquidação de sentença, o que fez com que o mesmo se tornasse moroso, sendo encerrado num acordo entre as partes.”
Ainda segundo Aquiles, “Ao longo das discussões e divergências quanto aos valores e também quem se enquadrava como contemplado pelas verbas deferidas, remanesceram alguns dos funcionários, já que a situação de cada um, com a apresentação dos relatórios financeiros, foi sendo alterada, assim como os valores iniciais dos substituídos que tem valores a receber.”
O presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Longo, ficou satisfeito com a resolução da ação. “Apesar da demora, foi uma conquista muito importante que fez justiça financeira na relação trabalhista entre o banco e o empregado. O sindicato sempre trabalha para que as ações judiciais possam reparar injustiças praticadas pelos bancos e garantir a recuperação de valores devidos e não pagos pelos mesmos aos trabalhadores.”
Plantão jurídico
O Sindicato disponibiliza às quartas-feiras no período da manhã, mediante agendamento, atendimento jurídico aos bancários sindicalizados, através de Escritório de Advocacia contratado, sob a responsabilidade do advogado e Ex-Diretor Jurídico da entidade, Dr. José Carlos Camargo Roque. O atendimento presta consultoria sobre dúvidas trabalhistas e previdenciárias, entre outras, bem como ingressar ações judicias individuais.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região