Caixa Federal

22 de Julho de 2019 às 10:00

Silêncio na revisão do equacionamento mostra incerteza na Funcef

Metade do ano se passou e, ao que tudo indica, os participantes começarão o segundo semestre de 2019 sem respostas sobre a revisão do equacionamento. Mesmo havendo previsão legal e com toda a urgência dos participantes, a Funcef não toma uma atitude.

Diante do contracheque, que deveria representar um alívio para os trabalhadores, cerca de 56 mil participantes das modalidades Saldado e Não Saldado do Reg/Replan enfrentam há mais de três anos um pesadelo: as contribuições extraordinárias do equacionamento.

Segundo dados divulgados pela Funcef, os números relativos ao mês de abril mostram déficit de 6.7 bilhões. Isso significa que o desequilíbrio atuarial acumulado nos planos de benefícios cresceu R$ 1,483 bilhão, alta de 28,4% em relação aos R$ 5.2 bilhões registrados em dezembro de 2018. Desse jeito, o sofrimento dos participantes parece longe de acabar.

Os descontos já são velhos conhecidos dos participantes, o que continua surpreendendo é o fato da Funcef, até agora, não ter apresentado nenhuma proposta de readequação e nem sequer ter dado uma resposta oficial sobre o assunto. Burocracia, trâmite interno, tudo serve de desculpa para a postura inerte.

Resolução 30

Há mais de sete meses, a resolução nº 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) abriu a possibilidade de a entidade estender os prazos e diminuir o valor das parcelas mensais do equacionamento, mas ao que parece é mais fácil transferir a conta para o contracheque dos participantes.

Após ter sido recebida na Previc, a Fenae enviou, em 1º de junho, um ofício à Funcef solicitando reunião para tratar da resolução. A Federação também aguarda para apresentar à diretoria da Funcef a situação em que se encontra o aposentado da Caixa, fruto de pesquisa encomendada pela Federação.

“Não podemos ficar parados enquanto a Funcef deixa de lado um pedido tão importante dos participantes. Apesar de o nosso ofício ter sido ignorado pela diretoria da fundação, continuamos a insistir em mostrar o quanto essa revisão traria alívio para os trabalhadores”, desabafa a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Abaixo-assinado

Ainda dá tempo de fazer parte do abaixo-assinado para pressionar à diretoria da Funcef, basta clicar aqui e assinar a petição. Ajude também a divulgar o documento para outros participantes. O momento pede união de todos os beneficiários da Funcef.

 

Fonte: Fenae



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Wagner Katsumi Takahachi
Suplente
Klinger Guimarães Ghinozzi
Suplente
Benilson de Lazari
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884