Informações sobre Covid-19 fazem parte do protocolo assinado com a Fenaban
O Sindicato dos Bancários de Dourados, desde a decretação do status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao Covid 19, vem acompanhando as condições de trabalho na categoria e chamando a atenção para a prevenção em todos os locais de trabalho.
O objetivo desde então, é conscientizar a categoria bancária dos cuidados a serem seguidos, bem como, os direitos à proteção garantidos no protocolo negociado entre bancários e Fenaban, onde estabelece a utilização dos Epi’s, horário de atendimento, grupo de risco, providencias em casos suspeitos ou de contaminação, dentre outras, além de combater os efeitos de informações incorretas que circulam nas redes sociais e em parte da mídia.
É importante ressaltar que faz parte do protocolo, a comunicação ao sindicato pelo banco caso algum bancário tenha testado positivo. Quando isso ocorre, o sindicato além de acompanhar, faz a divulgação em seu site e encaminha para todos bancários de sua base que estão cadastrados na entidade, sem mencionar nome e sem qualquer conotação política, ao contrário do que vem ocorrendo no país onde mais de 180.000 vidas foram ceifadas.
As ações do sindicato sempre foram transparentes, inclusive com documentos protocolados, solicitando providencias naquilo que estaria fora da capacidade jurídica e administrativa da entidade.
Procuramos o Comitê Municipal do Covid-19, enviamos documentos para o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Estadual que detém poder de fiscalização para que as normas sanitárias protocolares fossem observadas em todos os níveis.
Em relação a matéria publicada no dia 21/12, no site do Sindicato cujo título traz “Mais dois casos de Covid-19 na Caixa Econômica em Dourados“, reafirmamos que um dos casos foi informado em reunião no dia 18/12 com o Superintendente de Varejo e o Gerente Geral em exercício e o outro caso, que no momento da reunião era suspeito, depois foi confirmado pelo próprio bancário ao sindicato.
No acordo com a Fenaban ficou definido que os bancos tenham transparência com os bancários e com as entidades sindicais frente aos casos confirmados, o que nem sempre acontece, caracterizando descaso por parte do banco.
O Sindicato continuará atento e atuando para que a saúde da categoria dos clientes e usuários sejam preservadas