Governo pretende fechar agências da Caixa
Os empregados da Caixa intensificam as ações em defesa do banco e fazem um alerta à sociedade. Sem alarde, o governo Temer está acabando com a instituição financeira com a privatização de setores, redução do quadro de pessoal e ainda planejando fechar agências. Pelo menos 100 unidades podem ser extintas muito em breve. O desmonte prejudica toda a sociedade. Presente em todos os municípios do país com 57 mil pontos de atendimento e 3.412 unidades, a Caixa é essencial para a retomada do crescimento.
Em 2016, o banco, sozinho, injetou R$ 732,7 bilhões na economia através de contratações de crédito, operações de benefícios sociais e de transferência de renda, como o Bolsa Família.
A Caixa ainda é responsável por administrar o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), o seguro desemprego e o PIS. Sem falar na área de crédito habitacional, onde o banco responde por 67% deste filão do mercado. Mas, tudo isso está acabando. O governo Temer reduziu o percentual dos empréstimos para milhões de brasileiros realizarem o sonho da casa própria, inclusive do Minha Casa, Minha Vida.
A Lotex, que no ano passado destinou R$ 6 bilhões para programas sociais, como o Fies, será vendida.
Por: Rosemeire Lima