Caixa Federal

17 de Setembro de 2025 às 15:16

Empregados realizam Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa

Atividades em agências e departamentos administrativos da Caixa Econômica Federal, em todo o país, cobram que o banco apresente uma proposta para o Acordo Coletivo do plano de saúde que atenda a reivindicação de reajuste zero nas mensalidades e melhoria da qualidade de atendimento


Agências da Caixa Econômica Federal de todo o país amanheceram, nesta quarta-feira (17), com cartazes colados em suas vidraças cobrando que o banco apresente uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa.

Na base de Dourados, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS participou da mobilização com entrega do de um Informativo “Boletim Avante” nas agências da Caixa em Dourados e manifestação na Agência do banco em Fátima do Sul, onde também foi distribuído o informativo e realizada uma reunião com os funcionários para tratar do assunto.

>>>>> Veja aqui a galeria de fotos da atividade em Fátima do Sul

>>>>> Veja aqui a galeria de fotos das atividades em todo o Brasil

>>>>> Veja aqui o Boletim Avante

“Apresentamos nossas reivindicações em julho. Já está mais do que na hora de o banco apresentar uma proposta para o ACT do Saúde Caixa, que atenda nossas reivindicações. Ou então, que dê boas justificativas para fazer com que uma grande parte dos empregados, que sempre ajudaram o banco a obter bons resultados e se tornar o ‘banco do povo brasileiro’, fique sem plano de saúde por não ter como pagar as mensalidades cobradas”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco. “Ou será que só a Caixa não vê que ‘quem sempre cuidou do Brasil, merece ser cuidado’?”, questionou.

Principais reivindicações

  • Reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa;
  • Fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial;
  • Cumprimento do modelo de custeio 70/30;
  • Respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional;
  • Melhoria e ampliação da rede credenciada própria;
  • Compartilhamento das redes de outros planos;
  • Plano na aposentadoria para contratados depois de 2018;
  • Fortalecimento do GT Saúde Caixa;
  • Fortalecimento do Conselho de Usuários;
  • Maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano;
  • Funcionamento efetivo dos comitês de credenciamento;
  • Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor.

Negociações

Além das atividades nas agências e departamentos administrativos da Caixa, os empregados foram chamados a participar de ações nas redes sociais, com postagens de cards e textos cobrando uma proposta da Caixa e valorização das empregadas e empregados.

As ações nas redes sociais começaram nesta quarta-feira (17) e seguem, pelo menos, até sexta-feira (19), quando acontecerá a próxima reunião de negociações para a renovação do ACT do Saúde Caixa. A reunião será realizada em Brasília, a partir das 12h30.

“Esperamos que a Caixa apresente uma proposta que atenda nossas reivindicações. Caso contrário, continuaremos com ações presenciais e também nas redes sociais”, disse o coordenador da CEE/Caixa.

Fonte: Contraf-CUT, com edição do SEEB-Dourados e Região MS

Arquivos para baixar



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Wagner Katsumi Takahachi
Suplente
Klinger Guimarães Ghinozzi
Suplente
Benilson de Lazari
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884