Eleição para o Conselho de Administração da Caixa vai para o 2º turno
A votação em segundo turno ocorrerá entre os dias 5 e 10 de maio
O Conselho de Administração (CA) da Caixa é responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados, além de orientar os negócios do banco.
O candidato Eduardo Nunes tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS, da Contraf-CUT, da Fetec-CUT/CN e da maioria das entidades de representação e associativas dos trabalhadores.
Eleição vai para o segundo turno
A eleição para o Conselho de Administração da Caixa vai para o segundo turno. No primeiro turno, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril, o candidato Antônio Messias obteve 34,94% dos votos. O segundo colocado foi Eduardo Nunes, com 31,45%. A votação do segundo turno será entre os dias 5 e 10 de maio.
O Conselho de Administração da Caixa é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.
O apoio da grande maioria das entidades de representação e associativas do pessoal da Caixa à candidatura de Eduardo Nunes é destacado pela coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “A composição do CA, com apenas um representante dos trabalhadores, dificulta muito a tarefa de representação. O apoio das entidades dá legitimidade e respaldo para que ele tenha voz ativa no conselho”, afirmou.
Na Caixa, o CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS