Caixa vai desligar os empregados aposentados
A reforma da Previdência só trouxe prejuízos para os trabalhadores. Em comunicado nesta semana, a Caixa informou que vai aposentar compulsoriamente os empregados com idade superior a 75 anos, como prevê Emenda Constitucional 103. Ou seja, quem se aposentou depois das mudanças promovidas pelo governo Bolsonaro.
No documento, o banco comunica que “os principais impactos identificados foram a previsão de rompimento de vínculo empregatício quando da aposentadoria com utilização de tempo de contribuição com a Caixa, aplicável às aposentadorias concedidas após a EC 103 e, ainda, a aposentadoria compulsória aos 75 anos no emprego público, observando tempo mínimo de contribuição”.
Enquanto isso, grandes empresas devem bilhões ao sistema previdenciário, e setores muito lucrativos da economia, como o agronegócio para exportação, são isentos de contribuir com o INSS.
Além disso, a Caixa deve abrir em breve um novo plano de demissão voluntária, o que deve resultar em um déficit ainda maior na instituição financeira. Em 2014, o banco possuía 101 mil empregados e agora, após os PDVs e o desmonte da empresa, apenas 84 mil.