Caixa Federal

28 de Setembro de 2017 às 10:33

Caixa tem lucro semestral histórico e não paga PLR

A Caixa atingiu o maior lucro líquido semestral da série histórica do banco. De janeiro a junho de 2017 o lucro da instituição financeira foi de R$ 4,1 bilhões. Esse valor corresponde a um crescimento de 69,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre o lucro líquido foi de R$ 2,6 bilhões, um avanço de 62,8% em 12 meses e de 73,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2017.

Trata-se de um lucro construído por quem sempre produziu todos os lucros recordes da Caixa. Foi construído a base do adoecimento e da sobrecarga dos empregados, da retirada de direitos, como o que a Caixa está tentando fazer ao alterar a jornada de trabalho de rígida para flexível para não pagar horas extras. Foi construído a base da completa falta de diálogo desse governo com os trabalhadores e trabalhadoras do banco e da exploração de clientes que pagam altas tarifas. É preciso denunciar estes problemas e exigir mais respeito com quem de fato construiu estes 4,1 bilhões, que são os trabalhadores e clientes.

A sobrecarga e a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras do banco, tem como uma de suas explicações o número cada vez mais reduzido de bancários e bancárias para atender à grande demanda de trabalho nas agências. Isso fica evidente nos próprios dados divulgados pela Caixa. Eles apontam que mesmo com o lucro histórico, houve redução de 5.486 empregados no primeiro semestre de 2016.

Esse recorde histórico é uma prova de que a Caixa precisa continuar 100% pública, pois tem total condição de prosseguir executando suas políticas públicas de desenvolvimento social e econômico para a população. A divulgação desses dados é importante principalmente num período em que há um grave desmonte desse papel. É também uma prova clara de que a cobrança excessiva para entrega da ‘cota parte’ com os empregados não passa na verdade de um assédio moral institucionalizado grave.

Pagamento da PLR

Em relação à primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Caixa não informou quando será feito o pagamento. De acordo com o ACT 2016-2018, o banco tem até o dia 30 de setembro para realizá-lo. A Contraf enviou ofícios solicitando a antecipação do crédito, mas não obteve qualquer resposta da direção da Caixa.

 

Com informações da Fenae

 



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Wagner Katsumi Takahachi
Suplente
Klinger Guimarães Ghinozzi
Suplente
Benilson de Lazari
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884