Caixa Federal

6 de Abril de 2020 às 14:45

CAIXA: Nova medida deve chegar a 1.600 agências até o próximo dia 20

O movimento sindical bancário vem insistindo na necessidade de mais medidas protetivas contra o coronavírus para bancários, clientes e usuários da Caixa, que atende milhares de brasileiros por todo o País diariamente, pois é responsável pelo pagamento de vários benefícios para os trabalhadores e programas sociais. Uma nova medida aprovada, segundo o diretor sindical Jorge Furlan, é a instalação de protetores de acrílico em 1.600 agências até o próximo 20 de abril.

“Segundo a Gilog nas demais agências os protetores serão instalados até 5 de maio”, afirmou, lembrando que o volume de atendimento no banco público deve aumentar ainda mais agora, com o pagamento do auxílio emergencial para autônomos e os que estão na informalidade.

Nesta segunda (6) o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que o governo federal vai disponibilizar nesta terça-feira o valor de R$ 600 para trabalhadores informais que possuem conta na Caixa.

Outra medida reivindicada pelo movimento sindical é o agendamento por telefone, já que ainda há formação de grandes filas em frente aos bancos, especialmente na Caixa. Por mais que haja contingenciamento de entrada, a aglomeração que tem se verificado do lado de fora das unidades da Caixa coloca em risco a população e os que continuam fazendo o atendimento presencial nas agências.

Entre as medidas protetivas na Caixa já conquistadas estão a liberação para home office para 100% dos empregados da área meio e para 70% dos empregados das agências, bem como o contingenciamento da entrada de clientes nas agências e a determinação de só atender presencialmente os serviços considerados essenciais, como cadastramento de senha numérica e pagamento de benefícios sem cartão como abono, INSS, FGTS, seguro desemprego, Bolsa Família e Bolsa Pescador.

Até o momento há informações de duas mortes de empregados da Caixa causadas pelo coronavírus: do vice-presidente da Apcef-BA e empregado da Caixa, Luiz Batista Felipe Filho, e de Marcos Antônio Viera dos Santos Filho, no Espírito Santo.

 



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Wagner Katsumi Takahachi
Suplente
Klinger Guimarães Ghinozzi
Suplente
Benilson de Lazari
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884