ATENÇÃO: Retorno de gestantes e do grupo de risco não é obrigatório na Caixa
É totalmente inadmissível que gestantes e empregados do grupo de risco sejam pressionados a retornar ao trabalho presencial
Com o novo protocolo de Covid-19 divulgado pela Caixa na última semana, muitos empregados estão recebendo orientação sobre o dia em que devem retornar ao presencial. No entanto, após contato dos sindicatos, o banco afirmou que o retorno não é obrigatório, e que deverá levar em conta a necessidade de cada local.
Sobre as gestantes e aos empregados pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19, a orientação é para entrar em contato com o Sindicato, caso se sintam pressionados. A direção da Caixa tem se caracterizado pela falta de diálogo com relação aos protocolos de retorno ao trabalho.
A própria direção do banco já admitiu que houve aumento de produtividade com os trabalhadores que ficaram em projeto remoto. Por isso, não há motivo para gestantes e demais empregados mais suscetíveis às formas graves de Covid-19, serem expostos quando a pandemia ainda não acabou.
É totalmente inadmissível que gestantes e empregados do grupo de risco sejam pressionados a retornar ao trabalho presencial. Vale ressaltar que é obrigação do banco zelar pela prevenção das vidas de todos os empregados, sobretudo dos mais vulneráveis à Covid-19.