Caixa Federal

17 de Dezembro de 2021 às 08:07

Assédio moral coletivo da Caixa vira denúncia no MPT

Durante o evento, os empregados ainda foram expostos em situação constrangedora e vexatória, inclusive quando foram obrigados a fazer flexões para toda a plateia

É inadmissível o comportamento da Caixa. De acordo com a própria direção, para participar do evento “Nação Caixa 2021”, o banco utilizou critérios baseados em meritocracia, distinguindo milhares de funcionários. A prática é proibida pela CCT (Convenção Coletiva do Trabalho). Por isso, a representação dos trabalhadores ingressou com uma queixa no MPT (Ministério Público do Trabalho) por assédio moral coletivo contra a empresa.

O evento, que reuniu empregados, empresários lotéricos e correspondentes do banco, estabeleceu uma forma de ranking, escolhendo somente os trabalhadores que se destacaram em 2021. A prática desrespeita os direitos dos trabalhadores, firmados pela CCT, a Convenção nº 190 da OIT e princípios constitucionais.

Vale ressaltar que a Caixa é uma empresa pública e deve resguardar os princípios da administração pública, principalmente a legalidade, impessoalidade e eficiência. Sendo assim, o banco não poderia favorecer uns empregados, em detrimento de outros, sem ao mínimo demonstrar critérios objetivos para a seleção.

Durante o evento, os empregados ainda foram expostos em situação constrangedora e vexatória, inclusive quando foram obrigados a fazer flexões para toda a plateia. Cena aconteceu durante uma festa de fim de ano da instituição em um hotel nesta terça-feira (14) e repercutiu nos meios de comunicação e viralizou nas redes sociais. Evento reuniu cerca de 350 dos principais executivos do banco, além de lotéricos.

Clique aqui e veja matéria do G1 sobre o assunto com o título: Presidente da Caixa coloca funcionários para fazer flexões em evento em Atibaia, SP



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Wagner Katsumi Takahachi
Suplente
Klinger Guimarães Ghinozzi
Suplente
Benilson de Lazari
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884