Procon-RJ dá 5 dias para Santander explicar propaganda inadequada
A propaganda com o tema "Desendivida", promete fornecer crédito para os consumidores saírem de suas dívidas
O Banco Santander foi notificado pelo Procon Carioca na quarta-feira (30) para esclarecer sobre alguns anúncios divulgados pela instituição que dão margem a interpretação errada. A propaganda com o tema "Desendivida", promete fornecer crédito para os consumidores saírem de suas dívidas, no entanto, após uma análise do órgão, o termo da ação pode dar a falsa impressão de o consumidor não terá mais dívidas, o que não é verdade.
Segundo a nota do Procon, o Santander terá um prazo de cinco dias, para apresentar informações sobre o programa. O órgão constatou que o fornecedor está "prometendo desendividar o consumidor, sugerindo que ele não terá mais dívidas, o que não é verdade, já que se trata de uma contratação de empréstimo e, portanto, a aquisição de uma nova dívida, só que, desta vez, com o Santander", disse em nota.
"O banco está oferecendo um serviço ao consumidor por meio de uma propaganda inadequada", esclarece Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca.
O Santander deverá esclarecer quais são os regulamentos do programa e juntar documento comprobatório. Além disso, terá que explicar quais são os canais utilizados pela fornecedora para divulgação/anúncio do programa, se assegura que a taxa de juros oferecida ao consumidor será menor que a taxa de juros da dívida que será paga e juntar minuta do contrato com o consumidor.
Procurado pelo DIA, o Santander informou que não havia sido notificado até o momento.
Fonte: Jornal o Dia RJ