Depois de cobrança do Sindicato Santander fecha agência para desinfecção
Mesmo com dois casos positivos de coronavírus confirmados na última sexta-feira (04) e fechamento da agência João Candido Câmara com a testagem de todos os funcionários, como parte do protocolo recomendado pelas autoridades de saúde e pactuado com o movimento sindical através do Comitê de Crise da Covid 19, o Banco Santander surpreendeu o Sindicato dos Bancários ao abrir a referida agência nesta terça-feira (08/09) sem que tenha sido feita a desinfecção da unidade.
Clique aqui e leia: Santander confirma mais um caso de Covid-19 em Dourados e reabre agência sem desinfecção
A direção da entidade atenta aos acontecimentos, ainda pela manhã, entrou em contato com a administração local e regional do banco, cobrando novo fechamento da agência para a desinfecção, além de chamar a atenção para a temeridade e o risco a que o Santander colocava seus funcionários, clientes e usuários. Por sua vez a diretora regional da empresa sustentava categoricamente que as ações adotadas cumpriam o protocolo adotado pela direção do banco.
Diante da insistência do banco, o presidente do sindicato, Carlos Longo, contactou o Secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Mauro Salles Machado, que é o representante da Entidade junto ao Comitê bipartite de Crise formado pelo Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos, para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia da do COVID-19 e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos.
Segundo Longo, “O representante da Contraf-CUT foi taxativo ao afirmar que essa postura do banco não condiz com a que foi pactuada com o movimento sindical junto ao comitê de crise, e que o mesmo levaria a demanda para discussão com a direção nacional do Santander no sentido do cumprimento do protocolo na íntegra”.
Após essas cobranças, enfim o Santander teve o bom senso e determinou novo fechamento da agência nesta quarta-feira (09/09) e a realização da devida e necessária desinfecção da unidade, com a volta do funcionamento apenas amanhã (10/09).
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região