Banco Itaú

25 de Março de 2025 às 08:52

Itaú no top 1 entre os salários dos altos executivos

Enquanto os funcionários sofrem em um ambiente laboral tóxico que leva ao adoecimento

É de total ironia o Itaú, maior banco privado do Brasil, ser a empresa com a maior remuneração para o CEO (Chief Executive Officer) no país, enquanto os funcionários sofrem com precarizações, demissões, assédio, terceirizações e um ambiente laboral tóxico, que levam ao adoecimento.

Enquanto isso, os altos executivos, acionistas e herdeiros acumulam bilhões. Em 2023, Milton Maluhy Filho recebeu a quantia milionária de R$ 67.705.174,00. Os dados foram fornecidos pelas próprias companhias à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

O salário do CEO, além do fixo, tem ainda os bônus, a Participação nos Lucros, ações e até um adicional de pagamento antecipado da chamada “quarentena”, que é o período em que o executivo não pode atuar em empresas concorrentes caso deixe a companhia.

O lucro do Itaú disparou em 2024, chegou a R$ 41,403 bilhões, crescimento de 16,2% em relação a 2023. Valor este, às custas da saúde física e mental dos funcionários e no fechamento de agências – 219 no ano passado. A empresa ainda está entre as que mais recebem queixas no BC (Banco Central), 4.066 no ano passado.

Além do CEO do Itaú, o do Santander aparece na 12ª posição entre os 20 maiores salários do país, seguido pelo Bradesco, na 13ª, deixando claro quem realmente colhe os frutos do esforço e até do adoecimento de quem trabalha nos bastidores para alavancar os lucros exorbitantes do sistema financeiro nacional.

 



Diretoria

Adriana Rodrigues Guerreiro
Segunda Secretaria
Raul Lídio Pedroso Verão
Diretor Regional

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884