Itaú fecha agência após funcionário testar positivo para Covid-19
A agência centro do banco Itaú em Dourados foi fechada após um funcionário testar positivo para o coronavírus. Segundo informações relatadas ao sindicato pela regional do banco, todos os funcionários foram afastados temporariamente para cumprir quarentena domiciliar.
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região vem acompanhando a situação desde a semana passada. O bancário começou a sentir os primeiros sintomas no dia 15 de setembro, quando por prevenção foi imediatamente afastado e orientado a realizar a testagem que teve o resultado confirmado no último sábado (19).
Segundo o vice-presidente do sindicato, Raul Verão, que é funcionário do Itaú e acompanha o caso, “A administração da agência vêm tomando as medidas necessárias e cumprindo os protocolos de acordo com as orientações das autoridades de saúde e pactuadas no Comitê Bipartite de Crises da Covid 19, formado por representantes dos trabalhadores e da Fenaban ainda no início da pandemia.”
“Entre as medidas adotadas a higienização da agência e o afastamento de todos os funcionários pelo período de 14 dias a contar da data do último contato com o funcionário infectado.” Destacou Verão.
A agência não abriu as portas nesta segunda-feira (21) e permanecerá fechada até o próximo dia 29 de setembro.
Sindicato tem acompanhado com preocupação o funcionamento dos bancos na pandemia
Desde o início da pandemia do novo coronavírus o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região tem acompanhado e cobrado os bancos de sua base sindical, composta por Dourados e mais 12 municípios quanto a disponibilização dos equipamentos de segurança e prevenção ao contágio da doença, assim como cobrado das autoridades competentes fiscalização e tomada de medidas que visem a segurança da saúde e da vida, tanto dos funcionários quanto dos clientes e usuários dos bancos.
Entre várias ações e cobranças, destaque para a protocolização no dia 19 de junho, de Ofício aos Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual (MPE-MS), com cópias à Prefeitura Municipal de Dourados, ao Comitê de Gerenciamento de Crises do Coronavírus (Covid 19) em Dourados e aos bancos: Santander; Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil.
Clique aqui e veja: Sindicato solicita ao MPT e MPE medidas de proteção a Covid 19 nos bancos
Para o presidente do sindicato, Carlos Longo, “Os casos mais recentes de contaminação no Santander, Bradesco e agora no Itaú, além dos demais casos já registrados anteriormente, inclusive em agências de outras cidades da nossa base sindical, reforça a necessidade de se manter e cumprir rigidamente os protocolos visando a prevenção e proteção de trabalhadores, clientes e usuários dos bancos.”
“Não se pode perder de vista que as agências bancárias são locais fechados, sem ventilação e com ar condicionado, o que torna o ambiente propício para a propagação da doença”. Finalizou Longo.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região