Funcionários do BB decidem sobre proposta de teletrabalho em Assembleia que acontece dia 9/12
Os funcionários do Banco do Brasil estão sendo convocados para uma assembleia virtual, na quarta-feira 9 de dezembro, que decidirá sobre a proposta de acordo de teletrabalho apresentada pelo BB e que terá validade após a pandemia.
Até lá, fica valendo o acordo emergencial aprovado em julho pelos funcionários do banco, também em assembleia. O Sindicato, com base no parecer da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), orienta a aprovação da proposta de teletrabalho.
A assembleia virtual será realizada por meio de votação pelo votabem (https://bancarios.votabem.com.br/) de onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca do Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o Teletrabalho com o Banco do Brasil. A votação só começa a partir das 8h da quarta-feira 9.
A priori, a proposta do banco era de começar a pagar a ajuda de custo somente a partir de julho, mas, após pressão da representação dos trabalhadores, o BB aceitou começar a pagar assim que os funcionários aderirem à nova modalidade de trabalho.
O Estado de Calamidade em todo o país em decorrência da pandemia tem vigência até o dia 31 de dezembro, mas caso o governo federal estenda este prazo, o Acordo Emergencial de Teletrabalho do Banco do Brasil é automaticamente estendido.
O movimento sindical, salienta que o Acordo Emergencial da Covid-19 preservou vidas em um momento de incertezas e insegurança. Por isso, muitos funcionários foram para o home office rapidamente. Este acordo de agora não é sobre a pandemia, mas sim para regular futuramente qualquer forma de teletrabalho, cabendo ao banco definir as áreas e quantidade de funcionários que irão para home office.