Banco do Brasil

21 de Outubro de 2021 às 10:21

Banco do Brasil transforma postos de atendimento em loja

A alteração imposta pela direção da empresa, sem nenhum diálogo ou negociação com os trabalhadores, obriga os atuais gerentes de relacionamento a assumirem o novo cargo com o acréscimo de apenas R$ 132,00 no salário

Como parte do processo de desmonte, disfarçado de reestruturação, a direção do Banco do Brasil, está transformando os PAAs (Posto de Atendimento Avançado) em lojas autônomas, sem vínculo com as agências madrinhas. Com a mudança, o gerente de relacionamento, que era o responsável pelas unidades, será nomeado como gerente geral, mas sem receber o valor correto pela função.

O BB tem no total 992 PAAs que atendem, na grande maioria, cidades pequenas, no interior do país. São municípios sem agência do banco. Os postos eram vinculados às unidades maiores, que davam suporte necessário para o atendimento. Mas, a partir da mudança, toda decisão será tomada no próprio PAA, sem vínculo com a agência mãe.

A alteração imposta pela direção da empresa, sem nenhum diálogo ou negociação com os trabalhadores, obriga os atuais gerentes de relacionamento a assumirem o novo cargo com acréscimo de apenas R$ 132,00 no salário. Ou seja, por apenas R$ 6,00 ao dia, os trabalhadores vão assumir a função de gerente geral. Um valor desproporcional do que realmente ganha a função.

Para piorar, o trabalhador que não quiser assumir o cargo imposto pelo BB, perde a função e também a comissão, porque nos postos de atendimento não terão nenhum outro gerente. Consequentemente, o funcionário entrará no VCP (Vantagem de Caráter Pessoal) e se tornará escriturário.

Assim que informada da reestruturação, o Movimento Sindical debateu, nesta quarta-feira (20), o assunto na Comissão de Empresa do BB, para cobrar explicações, mas o banco somente afirma que irá implantar o sistema, ignorando a desproporcionalidade da função com o aumento proposto. Os Sindicatos não vão aceitar que os funcionários trabalhem mais sem a devida remuneração e continuará denunciando a atitude abusiva do Banco do Brasil.

A empresa vende internamente o projeto como muito positivo, agora confira abaixo o que se deseja de perfil para o gerente geral do PA, dando como contrapartida apenas R$ 132,00 por mês. Muito positivo para quem?  

Confira o perfil desejado para o gerente geral do PA divulgado internamente pelo banco

Foco no cliente: constrói relações sólidas com os clientes e fornece soluções orientadas aos mesmos;

Incita Resultados: incentiva e obtém resultados consistentes e sustentáveis, mesmo sob circunstâncias desafiadoras;

Mentalidade Estratégica: associa a visão estratégica à ação, planejando o trabalho para concretizar compromissos alinhados aos objetivos da empresa;

Cultiva Inovação: cria maneiras novas e melhores para lidar com as situações;

Senso de Dono: assume responsabilidades e atua como protagonista;

Lidera por Visão e Propósito: elabora uma perspectiva convincente da estratégia que motiva os outros à ação, pelo exemplo;

Desenvolve Talentos: desenvolve pessoas para atender seus objetivos de carreira e os objetivos do Banco.



Diretoria

Priscila Forni Donzelli B. Lopes
Vice-presidente
Carlos Alberto Longo
Diretor de Organização e Sup. Administrativo
Paulo Rosa
Titular
Sandra Regina S. Mazarim
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Hellon Charles Douglas Sekine
Suplente
Ana Perla Alves Casa
Suplente
Christian Luiz Pereira
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884