Banco do Brasil é autuado por recusar pagamentos

O Banco do Brasil foi autuado por prática abusiva nas relações de consumo após agências de Campina Grande (PB) se recusarem a receber, na boca do caixa, boletos acima de R$ 2 mil para pagamentos em espécie. A fiscalização foi feita pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon).
Foi verificado que a prática tem sido recorrente desde 27 de dezembro de 2017. Ao receber boletos do próprio banco e de outras instituições bancárias acima de R$ 2 mil, as agências do BB têm aceitado apenas o pagamento por meio de cheque ou débito em conta. Também foi verificado que os clientes são aconselhados a fazer o depósito em conta para efetuar o pagamento.
De acordo com o Procon, “os serviços de caixa são disponibilizados a clientes e usuários, indistintamente”, conforme normas do Banco Central do Brasil (Bacen).
O Sindicato condena essa prática e já fez denúncias junto ao Procon e ao Bacen para impedi-la. Além de abusiva e ilegal, a medida reduz o papel e a importância do caixa do banco, por isso é importante que o cliente possa estar fazendo as denúncias quando passar por esse tipo de situação.