Banco do Brasil cobra anuidade indevida para aposentados
O direito à isenção está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho 2020-2022
O Movimento Sindical tem recebido denúncias de que o Banco do Brasil está descontando anuidade no cartão de crédito de funcionários aposentados. A cobrança é indevida, pois o BB se comprometeu em isentar os trabalhadores da ativa ou que se aposentaram de algumas tarifas.
O direito à isenção está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho 2020-2022. Todo cuidado é pouco e os extratos de cartões e as contas devem ser verificados constantemente. Quem percebe entra em contato com o banco e o valor é estornado, mas é um transtorno. Se for encontrada qualquer cobrança equivocada, o funcionário deve reclamar com o gestor da agência.
O Sindicato alerta que a cláusula 33 do ACT garante a não cobrança de tarifas e anuidades em serviços como renovação de Cheque Especial e de conta corrente, envio de DOC, retirada de extratos e cartões de crédito nem de débito dos funcionários, aposentados e pensionistas. Os trabalhadores do BB devem ficar atentos para que todos os direitos sejam garantidos.
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região ainda não recebeu nenhuma denúncia a esse respeito na sua base de atuação, mas orienta os aposentados e pensionistas a ficarem atentos para não serem penalizados com descontos indevidos.
Confira abaixo a cláusula 33 do ACT do Banco do Brasil
CLÁUSULA 33ª: ISENÇÃO DE TARIFAS E ANUIDADES
Não serão cobradas dos funcionários aposentados e pensionistas tarifas e anuidades em serviços como renovação de Cheque Especial e de Conta Corrente, envio de DOC, retirada de extrato, cartões de crédito/débito, respeitados os limites de transação do plano de serviços oferecidos na forma da regulamentação divulgada pelo BANCO nos termos da sua redação à data do início da vigência do presente acordo, salvo modificação mais favorável ao funcionário.