Bancários do BB se mobilizam contra novo pacote de adequações do banco
Bancários e Bancárias de todo país realizam nesta sexta-feira, 09, um Dia Nacional de Luta contra o novo processo de reestruturação no Banco do Brasil, anunciado no dia 29 de julho.
O “Plano de Adequação de Quadros” (PAQ) prevê extinção de funções, redução de postos de trabalho, fechamento de agências e departamentos, além de novo plano de desligamento incentivado. Os protestos desta sexta fazem parte do calendário de luta em defesa dos bancos públicos.
O PAQ é a mais recente medida para sucatear o Banco do Brasil, precarizando o atendimento à população e privilegiando o segmento de negócios.
Haverá redução de postos de trabalho e da estrutura de atendimento, afastando ainda mais o BB da sua função pública e pavimentando o caminho para aproximação com o setor privado, estratégia reiterada diversas vezes pelo atual presidente do BB.
Segundo informações do BB, 719 agências serão impactadas pela reestruturação. Dessas, 634 diminuirão de nível, o que acarretará em redução de funcionários e redução salarial para os gerentes. As mudanças afetam também a qualidade do atendimento e as condições de trabalho, já precarizadas pela sobrecarga cotidiana. O Sindicato dos Bancários convoca todos os empregados a aderirem a este Dia de Luta, demonstrando sua insatisfação com as medidas adotadas pela direção da empresa e fortalecendo a mobilização por um Banco do Brasil público, que respeite os seus empregados e que cumpra sua função social.
Um material produzido pela Comissão dos Empregados do BB será distribuído nas agencias de Dourados, onde o Sindicato vai conversar com o funcionalismo e chamar a atenção para as perdas com essa reestruturação.