Sindicato protesta pelo atendimento presencial nas agências do Bradesco
A semana foi de protestos e esclarecimento dos direitos de clientes e usuários do Bradesco terem atendimento presencial nos caixas das agências do banco
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS realizou nesta sexta-feira, 5 de agosto, mais um ato em defesa do direito dos clientes e da população em geral ao atendimento presencial nos guichês dos caixas das agências do Bradesco. Desta vez a manifestação ocorreu na agência centro, na Av. Joaquim Teixeira Alves, região central da cidade (também foi realizada panfletagem na agência da Av. Presidente Vargas).
Com carro de som, faixa e munidos de um panfleto explicativo os diretores do sindicato estiveram na porta das agências durante toda a manhã desta sexta-feira (5), realizando abordagem aos clientes e usuários e orientando sobre seu direito, se assim o desejarem, ao atendimento presencial nos caixas convencionais das agências bancárias. O direito é garantido na legislação e também na resolução nº 4.746 do Banco Central do Brasil.
“O Bradesco está obrigando os funcionários a empurrarem os clientes e usuários aos correspondentes bancários e plataformas digitais. Estamos no período da campanha salarial dos bancários 2022, mas não lutamos apenas pelos empregos, melhores salários e condições de trabalho. Defendemos o direito do consumidor de pagar suas contas nas unidades físicas”, disse o diretor do Sindicato, Edegar Alves Martins, que é representante da Fetec-CUT/CN na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Bradesco.
Foi a terceira atividade do sindicato só nesta semana
A luta do sindicato com essa demanda teve início no dia 27 de maio deste ano, quando após receber as primeiras denúncias a diretoria se reuniu com o Gerente da Regional Sul do Bradesco no MS, Roberto Alencar e cobrou providências. Como nada foi feito no sentido de cessar as reclamações, no dia 21 de julho o sindicato denunciou o Bradesco no Procon por atendimento discriminatório a clientes e usuários. A denúncia teve grande repercussão na mídia e atendendo à solicitação da entidade, no dia 29 de julho, o Procon notificou o Bradesco a apresentar defesa num prazo de 20 dias.
Dando sequência às atividades, na terça e quarta-feira desta semana, os diretores do sindicato acompanharam “in loco” o atendimento do Bradesco nas agências centro e da av. Presidente Vargas. Munidos de panfletos explicativos e com telefones e site dos canais para denúncia, o trabalho foi de conscientização e esclarecimento aos clientes e usuários sobre os seus direitos. Fechando a semana, nesta sexta-feira (5) o sindicato deu prosseguimento às atividades protestando com carro de som e faixas e novamente dialogou e panfletou os clientes e usuários do banco.
Dinheiro não é o problema
Para mudar a política perversa de demissões e atender os clientes e usuários com dignidade conforme determina a legislação vigente, dinheiro não é o problema. O Bradesco acaba de anunciar que obteve lucro líquido contábil de R$ 14,084 bilhões no 1º semestre de 2022. O valor representa uma alta de 16,1% em relação ao mesmo período de 2021 e de 0,9% comparado ao resultado do 1º trimestre de 2022 (o lucro do 2º trimestre foi de R$ 7,075 bilhões).
Dinheiro não falta para contratar mais funcionários, cumprir com sua responsabilidade social e prestar um serviço de qualidade aos clientes que bancam esses extraordinários rendimentos.
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Confira abaixo o panfleto entregue aos clientes e usuários
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS