Sindicato protesta no Bradesco cobrando respeito com os funcionários e clientes

Manifestação foi realizada nesta segunda-feira (07) em Dourados denunciando a política de fechamento de agências e concentração de clientes em uma única unidade
A política do Bradesco, baseada apenas no acúmulo de capital, em detrimento do emprego e do atendimento humanizado, tem causado preocupação e indignação ao Sindicato dos Bancários de Dourados e Região e aos trabalhadores e trabalhadoras do banco.
Veja a galeria de fotos da manifestação e vídeo do presidente do sindicato no final da matéria
A instituição fechou 2024 com lucro líquido de R$ 19,6 bilhões. O resultado é 20% maior em comparação ao lucro de 2023, ainda assim, o Bradesco intensificou as demissões e o fechamento de agências. No ano passado foram desligados 2,2 mil empregados. Além das demissões, o Bradesco fechou 390 agências, 903 postos de atendimento e 92 unidades de negócios. Essa política perversa leva ao adoecimento físico e mental dos trabalhadores da empresa, o que é mais um, o maior, motivo de preocupação do Sindicato.
Em Dourados, a pouco tempo, o banco possuía 5 agências bancárias para atender a população. Destas, três foram extintas e a quarta foi transformada em agência de negócios com atendimento segmentado. Não satisfeito, este ano o banco fechou a única agência que possuía na vizinha Itaporã, concentrando todo o atendimento na única unidade que restou na cidade de Dourados, que somado a Itaporã chega a mais de 260 mil habitantes.
O resultado não podia ser outro a não ser o caos com superlotação da agência, filas a perder de vista e horas de espera para o atendimento, situação que o Sindicato sempre disse que aconteceria, mas que não sensibilizou a ganância do Bradesco que mantém sua reestruturação, onde o trabalhador, o ser humano não é prioridade.
O banco segue demitindo, fechando agências, precarizando as relações de trabalho dos seus funcionários e desrespeitando seus clientes e usuários. No dia 11 fechará a agência de Nova Alvorada do Sul e, no dia 23 de maio, será a vez da agência de Glória de Dourados ser extinta com os clientes sendo incorporados à agência de Ivinhema, cidade a 54km de distância, o que é um absurdo. O plano do Bradesco é esse, empurrar a clientela para o virtual. Prova disto é que embora a empresa tenha aumentado sua base de clientes em 2,1 milhões no ano passado, 99% das transações já aconteceram via canais digitais.
Por estes motivos a diretoria do sindicato realizou na manhã desta segunda-feira (07) uma manifestação na única unidade restante em Dourados cobrando respeito do Bradesco com seus funcionários e clientes. Com faixas, carro de som e cadeiras para os clientes sentarem e, com isso, amenizar o desconforto do longo período de espera, a entidade cobrou atendimento digno e o fim do fechamento de agências. Bradesco, respeite seus clientes e funcionários!
Notícia triste
Assim que o Sindicato encerrou a manifestação na agência do Bradesco em Dourados, por volta do meio dia, a diretoria recebeu a triste notícia do falecimento de um bancário do Bradesco da cidade de Glória de Dourados MS, município pertencente a base de atuação da entidade. O bancário foi encontrado sem vida, vitimado por um infarto. (veja nota de pesar aqui).
É prematuro estabelecer uma relação, mas o fato é que a agência em que o funcionário que perdeu a vida trabalhava – Bradesco de Glória de Dourados – será fechada no próximo mês, o que pode ter causado ansiedade e estresse ao mesmo e contribuído para o agravamento do seu quadro de saúde.
O Sindicato presta solidariedade à família, companheiros de trabalho e amigos e acompanhará o desenrolar deste trágico acontecimento se colocando à disposição para auxiliar no que for preciso neste momento de profunda consternação.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS