Ponto Eletrônico e Trilha foram temas de debate com Bradesco
Estiveram reunidos no dia15/7, os representantes da COE (Comissão de Organização dos Empregados), no Grupo de Trabalho sobre o Ponto Eletrônico e Trilha, além de representantes do banco. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores conheceram o programa ‘Trilha’, que se encontra disponível na INTRANET do banco.
Segundo o banco, o Trilha faz parte da política de carreira no Bradesco, lingando várias áreas, com o intuito de estimular a auto-gestão e o autodesenvolvimento do empregado. Faz parte do programa cursos presenciais e a distância, que vão desde competências corporativas, ao Treinet. Todos ficam disponíveis em um prontuário virtual do empregado que formam critérios para concorrerem a vagas e oportunidades nas áreas comerciais, administrativas/operacional, técnico e corporativo.
Ainda de acordo com o banco, o programa faz parte do PDI - Plano de Desenvolvimento Pessoal, e está acessível a todos, bastando para isso o empregado se inscrever na área de afinidade, fazer os cursos, direcionar a área e cargo que quer concorrer, além de incluir os cursos e certificados que possui, ou seja, se colocando à disposição.
Quando o empregado se inscreve para concorrer à vaga, não precisa da permissão do gestor. O banco também faz triagens e também pode convidar o empregado para a seleção de vagas, quando este achar que o mesmo tem o perfil para a ocupação da vaga. Segundo o banco é feito o ‘feedback’ para todos que concorrerem a vaga, tendo êxito ou não.
O coordenador da COE, Gheorge Vitti, informou que a preocupação é em relação aos critérios de desempate, que segundo o banco finaliza com a entrevista. "É importante haver objetivos mais claros para a ascensão na carreira, porém ainda insistimos na construção de um PCCS com regras transparentes, para que o bancário possa, de forma organizada, saber até onde ele pode trilhar dentro do banco até a sua aposentadoria", explicou Vitti.
Para os representantes dos trabalhadores também há a preocupação daqueles que não se efetivarem na vaga sofrerem perseguição no retorno à agência, que segundo o banco, os mesmos podem usar os canais internos de denúncia se ocorrer
Ponto Eletrônico
Em reuniões anteriores, foi cobrado pela COE que o ponto tivesse apenas um login por funcionário na estação/terminal de trabalho, vinculado ao Ponto Eletrônico.
Segundo Willian, um dos gerentes do banco responsável pela implantação do sistema, o projeto prevê que até 2017 esteja rodando em todas as agências. As agências que eram do HSBC, bem como a marcação de ponto dos trabalhadores, já começam a receber os relógios de marcação de ponto igual aos do Bradesco, e de forma gradativa será preparado para a integração que ocorrerá em 7 de outubro de 2016.
Na oportunidade, os membros do GT puderam visitar e conhecer uma das cinco agências onde está acontecendo o piloto. Foram feitos testes com o terminal e relógio de ponto de empregados. Para o Gerente Administrativo, o sistema se mostrou eficiente no tocante a não possibilitar o login de mais de uma estação/terminal, e também em relação a marcação do ponto no relógio, do qual após passar o cartão para dar a saída ou almoço, não permite abrir o terminal/estação de trabalho.
O projeto ainda prevê alcançar os PABS e PA' s. "É um avanço para nós está vinculação, pois, além de termos cobrado para que isso acontecesse, dará segurança no dia a dia na agência, não deixando que o bancário (a) sejam prejudicados com eventuais distorções de jornada, e de trabalhar de forma coercitivamente com o ponto batido", finalizou Gheorge Vitti