Banco Bradesco

20 de Fevereiro de 2026 às 08:46

COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega

A comissão também pediu uma posição sobre a antecipação do pagamento da PLR

Em reunião online realizada no dia 12 de fevereiro, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). O encontro foi fruto do pedido enviado pela Contraf-CUT no dia 6 de fevereiro, um dia após a divulgação do balanço do banco.

Apesar do pedido e dos argumentos apresentados pelo movimento sindical, o Bradesco manteve a negativa e informou que não tem alterativa para o tema, alegando insegurança fiscal e jurídica para não realizar o pagamento.

A cobrança ocorre porque a ROE anualizada do banco fechou em 14,8%, ligeiramente abaixo do primeiro gatilho de 15,5% exigido para o pagamento automático da parcela fixa do programa. A diferença foi inferior a 1 ponto percentual, o que, na avaliação dos trabalhadores, não justificaria a exclusão do pagamento.

Para a Erica de Oliveira, coordenadora da COE Bradesco, a postura do banco não reconhece o esforço dos trabalhadores e penaliza quem construiu os resultados ao longo do ano. “A diferença para o gatilho foi mínima, mas o impacto para os trabalhadores é grande. O Bradesco apresentou seus argumentos para negar o pagamento e encerrou o debate, desconsiderando o empenho dos funcionários que ajudaram a sustentar os resultados do banco”, critica Erica.

Ela também destacou que o movimento sindical apresentou alternativas para viabilizar o pagamento sem ferir questões fiscais, como realizar o pagamento do PRB ainda em 2025 ou incorporar o valor ao vale-alimentação, mas todas foram rejeitadas pelo banco. “Apresentamos caminhos possíveis, mas não obtivemos sucesso.”

O PRB seria no valor de mil reais e pago aos trabalhadores que não são da força de vendas e para os elegíveis ao supera que não bateram suas metas.

Fonte: Contraf-CUT



Diretoria

Janes Estigarribia
Presidente
Ivanilde dos Santos Fidelis
Diretora Politicas Sindicais
João Batista dos Santos (João Grandão)
Diretor de Assuntos Jurídicos
Joacir Rodrigues de Oliveira
Diretor de Imprensa e Comunicação
Edegar Alves Martins
Diretor de Saúde e Cond. de Trabalho
Mitsuru Yamassaki
Titular
Dulcinéia Duarte Machado
Suplente
Euclézio José Carollo
Suplente
Henrique Rodrigues dos Reis
Suplente
Juliana Junqueira Franco Marrelli
Suplente
Fernando Stocco Missiato
Suplente
Marcelo Lopes de Souza
Suplente
Carlos Alberto Aparecido Farias (Carlito)
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884