Bradesco fecha 150 agências em 2019 e quer fechar 300 em 2020
Em entrevista à Exame, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, afirmou que o banco pretende totalizar 150 agências fechadas em 2019, e mais de 300 em 2020. O objetivo declarado é a redução das despesas operacionais do banco.
A informação já constava no balanço do Bradesco referente aos nove primeiros meses do ano, no qual foi registrado lucro de R$ 19,2 bilhões, crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2018. “A principal preocupação do Sindicato é com os trabalhadores.
Segundo informou Janes Estigarribia o Bradesco precisa esclarecer qual é o número de trabalhadores que serão afetados.
Ele disse que o lucro do Bradesco cresce ano a ano através do aumento de receitas e redução de custos. Hoje, cada bancário do Bradesco ´cuida´ de 1.004 clientes, número que tende a aumentar com o fechamento das agências, o que traz sobrecarga e adoecimento.
Essa politica tende a pior atendimento à população e pode ser precarizado ainda mais. Os clientes mais velhos, por exemplo, têm mais dificuldades para utilizar o autoatendimento e o aplicativo.
Ao anunciar o fechamento de tantas agências sem mencionar como se dará esse processo, cria-se uma enorme tensão entre os trabalhadores, inseguros quanto à permanência no emprego.
O Sindicato quer manutenção dos postos de trabalho e que se esclareça o quanto antes as questões apontadas. Iremos acompanhar todo o processo, defendendo os empregos e direitos dos trabalhadores, responsáveis diretos pelos excelentes resultados do banco.