Bradesco diz vai manter a estrutura do HSBC
Depois de assumir o HSBC, dirigentes do Bradesco reafirmaram que as agências bancárias, centros administrativos e o HSBC GLT (Global Technology), empresa de desenvolvimento de softwares, serão mantidos, assim como a maior parte dos funcionários do banco inglês.
Segundo o vice-presidente do Bradesco responsável pela área de tecnologia, Maurício Machado de Minas, as grandes mudanças serão em relação à revisão de contrato com fornecedores, internalização de atividades próprias que o HSBC possui e organização de centros de competência que prestarão serviço para a organização a nível mundial.
Clientes vão receber kit de boas-vindas contendo cartões entre o fim de agosto e início de setembro
O Bradesco deve finalizar a transição dos clientes do HSBC até o dia 7 de outubro. A partir de então, todas as agências do banco inglês terão uma nova fachada e os canais digitais serão encerrados e trocados pelas plataformas oferecidas pelo Bradesco.
Os clientes vão receber um kit de boas-vindas, contendo novos cartões e orientações, entre o fim de agosto e início de setembro. A orientação é que eles façam o desbloqueio dos cartões em uma máquina de autoatendimento. Os cartões com a bandeira do HSBC continuarão funcionando até o fim deste ano.
Os gerentes de contas e as senhas bancárias de seis dígitos serão mantidas. O mesmo acontecerá com os pacotes e tarifas bancárias de serviços prioritários para pessoas físicas durante doze meses, uma exigência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A grande mudança será nas plataformas de atendimento digital. A tecnologia do HSBC será encerrada e os clientes do banco inglês passam a usar os sistemas desenvolvidos pelo Bradesco. Isso também deve ocorrer até 7 de outubro.
Desde o dia 2 de julho, clientes do HSBC já podem utilizar caixas eletrônicos do Bradesco para realização de saques e pagamentos de contas.
O movimento sindical bancário tem acompanhado o processo de transição e já formou grupos de trabalho para analisar as propostas depois da fusão dos bancos, sobretudo, por conta das diferenças de benefícios que existe entre as organizações.
Durante todo o processo, o Sindicato estará atento às mudanças feitas pelo Bradesco, atuando para garantir os direitos dos trabalhadores. Para que tal atuação seja ainda mais efetiva, é importante que os bancários informem, anonimamente, todos os problemas, transtornos e dificuldades enfrentadas no período de transição, fazendo a denuncia ao sindicato.