Notícias

19 de Novembro de 2020 às 09:32

Bancários de Dourados protestam contra as demissões no Bradesco

Trabalhadores protestam em frente às agências e departamentos do banco em todo o país; paralisações visam denunciar quebra de compromisso de não demissão

Dando sequência as atividades da Campanha Nacional contra as demissões nos bancos privados, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região coordena paralisação na agência 1101 do Bradesco em Dourados em Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Bradesco.

A ação faz parte da campanha organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e sindicatos dos bancários de todo o país, que denunciam a quebra do compromisso de não realizar demissões durante a pandemia, assumido pelo banco e pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.

“O Bradesco já demitiu mais de 2500 pais e mães de família em todo o país de outubro até agora e segue demitindo” denuncia Edegar Alves Martins, diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região e representante da Fetec-CUT/CN (Federação dos trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte) na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.

“Isso no mesmo período em que obteve Lucro Líquido Recorrente de R$ 12,657 bilhões nos primeiros nove meses de 2020, o que torna inexplicável a política nefasta de demissões praticadas pelo banco”, protesta Edegar.

Santander e Itaú também demitem

O Bradesco puxa a fila, mas o Itaú e Santander que também obtiveram lucros exorbitantes nos nove primeiros meses do ano, em plena pandemia seguem na mesma toada. Os três bancos juntos já dispensaram mais de 12 mil trabalhadores este ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, em claro descumprimento ao acordo firmado em março.

Protestos acontecem nas agências e nas redes sociais

Na terça-feira (17), as manifestações foram realizadas pelas redes sociais. As hashtags #QueVergonhaBradesco e #QuemLucraNãoDemite figuraram entre os assuntos mais comentados do Twitter. Vários veículos de comunicação em todo o país noticiaram os atos das últimas semanas.

Clique aqui e veja também: Sindicato vai ao Procon denunciar quebra de contrato do Bradesco com Prefeitura



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884