Caixa Federal

25 de Junho de 2019 às 15:43

Lucro da Caixa cresce 6% no 1º trimestre e governo fecha agências e postos

O lucro recorrente da Caixa Econômica Federal cresceu 6% no primeiro trimestre do ano, para R$ 3,87 bilhões, com aumento da receita de prestação de serviços, redução na provisão para calote e apesar de uma queda de 2% na carteira de crédito do banco, mesmo assim, a direção do banco encolhe a participação no mercado nacional, ofertando menos crédito e reduzindo o número de empregados e os postos de atendimento. Um reflexo do desmonte.

A Caixa foi o banco que mais cortou vagas e hoje tem 82 mil empregados, com a adesão de 3.500 no último PDV (Programa de Desligamento Voluntário). Para se ter ideia, em 2014, o banco tinha 101.484 trabalhadores. Quer dizer, em cinco anos, o banco perdeu cerca de 20 mil empregados, o que quer dizer que as 2 mil contratações anunciadas pela empresa não vão suprir a demanda reprimida.

O principal banco público do país, responsável por programas de inclusão social que atende a população mais carente do país, também está perdendo agências. No primeiro trimestre, foram fechadas 14 unidades, 26 lotéricas, 23 postos de atendimentos e 971 correspondentes Caixa Aqui. Já o número de correntistas passou de 92,6 milhões para 99,3 milhões no período.

Essa política reduz o papel da Caixa e coloca sua sustentabilidade em risco, desgastando a imagem diante dos brasileiros e abrindo caminho para a privatização. 



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Benilson de Lázari
Diretor de Esporte, Cultura e Lazer
Everson Jardim de Souza
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884