Banco do Brasil

25 de Junho de 2019 às 15:32

Adesão ao banco do horas no BB é opcional, alerta Sindicato

O movimento sindical tem recebido denuncias de que os funcionários do Banco do Brasil, principalmente da Plataforma de Suporte Operacional (PSO), estão sendo pressionados a aderir ao banco de horas.

Por isso, o representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil- Rafael Zanon, alerta os trabalhadores, que isso se trata de uma prática é ilegal, pois a realização do banco de horas em substituição ao adicional de horas extras é opcional, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2018-2020) - Cláusula 5.

Ele ressalta ainda que os funcionários têm a prerrogativa de alterar a opção a qualquer tempo. "A prestação de horas extraordinárias, suplementares à jornada de trabalho, é uma opção do funcionário. O banco não pode obrigar ou exigir que o trabalhador realize horas extras".

O Banco do Brasil, assim como os demais bancos públicos do País, passa por uma série de reestruturações, com fechamento de agências, redução dos postos de trabalho, entre outros impactos, que enfraquecem a instituição e sobrecarregam os funcionários.

O movimento sindical entende que o banco deve assumir a responsabilidade pelos efeitos das reestruturações. Realizar Programas de Demissão Voluntária e não contratar mais funcionários é parte do projeto de desmonte do banco e o Sindicato luta diuturnamente contra essas mediadas. As consequências devem ser assumidas pelo BB e não pelos bancários.

O Sindicato alerta e informa que o funcionário deve denunciar caso seja pressionado a fazer horas extras ou a aderir ao banco de horas.



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884