Banco do Brasil

18 de Fevereiro de 2022 às 13:20

Justiça reinicia ação contra BB por comissões e gratificações

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) decidiu, nessa quarta-feira 16 de fevereiro, atender ao pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), federações e sindicatos filiados para a retomada de Ação Civil Pública (ACT) contra o Banco do Brasil para incorporar comissões e gratificações a funcionários que as recebiam por 10 anos ou mais e que, em razão da reestruturação de 2016, sofreram rebaixamento funcional.

A ACT foi impetrada na Justiça do Trabalho pelo movimento sindical em junho de 2017, pedindo que o banco reparasse as perdas salariais que atingiu milhares de funcionários por conta do programa de reestruturação de 2016. Sob o argumento de reduzir custos, na época, o Banco do Brasil fechou cerca de 30 superintendências regionais de varejo, três de governo, dois centros de serviço e sete gerências regionais de controles internos, além incentivar a aposentadoria de 18 mil empregados.

Naquele ano, o banco, de forma ilegal, decidiu suprimir comissões e gratificações recebidas por dez anos ou mais de milhares de empregados. Isso nos levou a entrar na Justiça para que o BB volte a realizar os pagamentos, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), João Fukunaga.

O movimento sindical nunca aceitou isso de forma passiva, até porque  a reestruturação de 2016 foi uma das maiores e mais injustas ocorridas até hoje. Funcionários de carreira, que deram sua vida pelo Banco, tiveram da noite para o dia, sua comissão retirada. O mínimo que se pode esperar é que a justiça repare o dano financeiro causado a essas pessoas.

Fonte: Contraf-CUT

 



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884