Obrigatoriedade de portas de segurança nos bancos
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou, no dia 25/3, a obrigatoriedade da instalação de portas eletrônicas de segurança em todas as agências e postos de atendimento bancário. A comissão analisou o mérito e o impacto financeiro do projeto - PL 404/99, do deputado licenciado José Pimentel (PT-CE).
Essa é uma luta antiga dos bancários, em Dourados já é Lei, mas o Unibanco insiste em não cumprir a Lei e não há uma fiscalização rigida para este caso.
O projeto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Segundo o substitutivo, essas portas eletrônicas devem ser giratórias, equipadas com detector de metais, trava automática e abertura para entrega do metal detectado ao vigilante de plantão.
O relator na Comissão de Finanças e Tributação, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), defendeu a aprovação da proposta com o argumento de que a instalação das portas de segurança.
Para ele, apesar de essas portas causarem dificuldades aos portadores de necessidades especiais e de próteses, "não há dúvida de que contribuem para a segurança de todos".
Antes de ir a Plenário, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
O Sindicato dos Bancários de Dourados é um defensor dessa Lei.