Secretaria de Formação

13 de Setembro de 2006 às 00:00

Origem dos Sindicatos

Desde a divisão da sociedade em classes, após a superação da comuna primitiva, que a história das sociedades é marcada pela luta entre explorados e exploradores. Isto ocorreu no sistema escravista, no modo de produção asiático, no feudalismo e ocorre até hoje no capitalismo. É nesse último sistema econômico, entretanto, que a luta de classes atinge toda a sua plenitude. O sindicato, objeto do nosso estudo, é um fenômeno típico desse sistema. Ele só surge no modo de produção capitalista. A palavra deriva do francês – syndle -, que significa “representante de determinada comunidade”. Com a queda do feudalismo na Europa, num longo processo iniciado a partir do século 17, a sociedade se divide claramente em duas classes. De um lado a burguesia. Dona dos meios de produção – instalações, máquinas, matérias-primas, etc. O termo burguesia deriva de burgos, que eram as pequenas localidades nos arredores dos feudos onde viviam os comerciantes e os artífices – os germes dos futuros industriais. Do outro, o proletariado, desprovido de tudo, obrigado a vender sua força de trabalho aos capitalistas. A expressão proletariado vem do latim, da antiga Roma e designa os cidadãos que viviam a beira da miséria e que tinham uma prole numerosa. Lênin, dirigente da revolução russa de 17, sintetiza de maneira simples as características desse sistema. “Denomina-se capitalismo a organização da sociedade em que a terra, as fábricas, os instrumentos de produção, etc., pertencem a um pequeno número de latifundiários e capitalistas, enquanto a massa do povo não possui nenhuma ou quase nenhuma propriedade e deve, por isso, alugar sua força de trabalho. Os latifundiários e industriais contratam os operários, obrigando-os a produzir tais ou quais artigos, que eles vendem no mercado. Os patrões pagam aos operários exclusivamente o salário indispensável para que estes e suas famílias mal possam subexistir. Tudo o que o operário produz acima dessa quantidade de produtos necessária a sua manutenção, o patrão embolsa: isso constitui seu lucro. Portanto, na economia capitalista, a massa do povo trabalha para os outros, não trabalha para si, mas para os patrões, e o faz por um salário. Comprende-se que os patrões tratem de reduzir o salário; quanto menos entreguem aos operários, mais lucro lhes sobra. Em compensação, os operários tratam de receber o maior salário possível para poder sustentar sua família com uma alimentação abundante e sadia, viver numa boa casa e não se vestir como mendigos. Portanto, entre patrões e operários há uma constante luta pelo salário”. É dessa luta cotidiana, inerente ao capitalismo, que surgem as primeiras formas de organização dos trabalhadores. Elas nascem como resultado do esforço espontâneo dos operários para impedir ou atenuar a exploração. Não aparecem por inspiração de “subversivos”, como a burguesia propaga, mas sim por uma necessidade natural dos que vivem de salário. Para elevar os seus lucros, o capitalista necessita extrair o máximo de mais-valia, que é o trabalho excedente não repassado ao operário na forma de salário. Essa é a lógica do sistema, onde a concorrência leva os empresários a uma incessante busca por maiores lucros – com a redução dos custos operacionais e a elevação da produtividade. Por sua vez, os trabalhadores têm a necessidade de lutar pela diminuição da taxa de mais-valia, pelo aumento do seu poder aquisitivo, e por condições mais humanas de trabalho. Nessa luta, o operariado conta com a vantagem de se constituir numa grande quantidade. Para cumprir esse papel, os sindicatos se tornam centros organizadores dos assalariados, focos de resistência à exploração capitalista. Num primeiro momento, eles vão congregar os operários das oficinas e das fábricas, os que produzem diretamente as riquezas – o setor dinâmico da sociedade capitalista. Posteriormente, como o desenvolvimento do próprio sistema, eles se generalizam, atingindo outros setores econômicos. Para Marx, “se os sindicatos são indispensáveis para a guerra de guerrilhas cotidiana entre capital e trabalho, são também importantes como meio organizado para a abolição do próprio sistema de trabalho assalariado”. “BERÇO DO CAPITALISMO” Os primeiros sindicatos nascem exatamente na Inglaterra – considerada o “berço do capitalismo”. Foi nesse país que se realizou a primeira revolução burguesa da história – dirigida por Crowel, em 1640. após muitas marchas e contramarchas, a burguesia se consolidou no poder, acumulou capital e pode realizar a primeira revolução industrial – no século 18. o capitalismo inglês vai viver a partir daí um intenso processo de desenvolvimento, com a superação do trabalho artesanal, posteriormente da produção manufatureira e, a partir da introdução das novas máquinas, com o surgimento das grandes fábricas. É nesse momento, meados do século 18, que o capitalismo encontra plena condições para se expandir e virar o sistema predominante. O desenvolvimento do capitalismo deixará evidente as contradições desse sistema. Para extrair a mais-valia, fonte dos lucros, a burguesia inglesa imporá jornadas de trabalho que atingiam até 16 horas diárias. Os salários serão os mais reduzidos e as condições de trabalho, as mais precárias. Com o objetivo de atrair mão-de-obra livre, ela promoverá os famosos ’’cercamentos’’ no campo, nos séculos 17 e 18, expulsando os servos das glebas rurais para torná-los ’’homens livres’’, aptos ao trabalho assalariado. Nesse período, são constituídos enormes contingentes de desempregados nos centros urbanos, que Marx chamará de exército industrial de reserva, como forma de baratear o custo do trabalho através da concorrência. A introdução das novas máquinas, que representa a consolidação definitiva desse novo modo de produção, também agravará as contradições entre capital e trabalho. Através desses novos instrumentos, a burguesia golpeia os artesãos e suas corporações, que tinham grande poder de barganha. Com as máquinas, ela não necessita mais da mão-de-obra especializada do artesão; pode introduzir a mulher e o menor no mercado de trabalho, com salários mais aviltados e em piores condições de trabalho, Leo Huberman, no livro “História da Riqueza do Homem”, descreve esse brutal processo de rebaixamento do nível profissional. Ele cita, por exemplo, o depoimento de uma criança de 11 anos a uma comissão do parlamento inglês, em 1816. “Sempre nos batiam se adormecíamos. O capataz costumava pegar uma corda da grossura do meu dedo polegar, dobrá-la e dar-lhe em nós. Eu costumava ir para a fábrica um pouco antes das seis, por vezes às cinco, e trabalhava até às nove da noite. Trabalhei toda a noite, certa vez”. Todos essas condições de exploração, próprias do novo sistema econômico, vão gerar resistências entre os explorados. Esse processo de luta passará por longas experiências. As greves e os sindicatos, por exemplo, não aparecerão num estalo de dedo. Antes, a classe operária passará por um longo processo de aprendizado até encontrar as formas mais eficientes de luta e concluir que sua união é fundamental para se contrapor ao poder do patronato. Uma das primeiras formas de luta foi o luddismo, também conhecido como o movimento dos quebradores de máquinas. Inexperiente, a jovem classe operária viu nas máquinas o seu principal inimigo. Afinal, aparentemente a máquina é que era responsável pelo desemprego dos trabalhadores especializados, pela inscrição da mulher e do menor nas fábricas em condições degradantes, etc. O termo Luddismo deriva do nome do operário têxtil Ned Ludd, que trabalhava numa pequena oficina em Nottinghau, cidade próxima de Londres. Segundo pesquisas, esse operário destruiu totalmente os teares mecânicos da fábrica num sinal de revolta contra os feitos da revolução industrial. Sua atitude, apesar de individual, refletia o estado de espírito dos artesões. Em pouco tempo, seu gesto foi imitado em várias cidades da Inglaterra e atingiu também a França. “Entre 1811 e 1812, os luddistas espantaram a burguesia”, informa José Cândido Filho, autor do livro “O movimento operário: o sindicato e o partido”. O parlamento inglês, que nunca tratará da questão operária, discutiu o assunto e aprovou, em 1812, uma lei que punia com a pena de morte os “quebradores de máquinas”. A legislação repressiva não conteve o movimento Luddista, que quatro anos depois foi retomado com novas máquinas quebradas em Londres, Glasgow, Newcastle, Preston, Dundee e outras cidades. Segundo José Cândido, os luddistas ingleses costumavam cantar uma música, que se tornou conhecida, quando quebravam as máquinas. “De pé ficaremos todos/Em com firmeza juramos/Quebrar tesouras e válvulas/E arrasar todas as máquinas”. A revolta operária repercutiu também entre a intelectualidade da época, que passou a dar maior atenção às condições de vida e de trabalho do proletariado. Dessas primeiras lutas da classe operária nasceram belos escritos e poemas, como o de Shelley. “Os homens da Inglaterra”, reproduzido no livro de Leo Huberman, “A história da riqueza do homem”; Homens da Inglaterra, por que arar Para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforço e cuidado As ricas roupas que vossos tiranos vestem? A semente que semeais, outro colhe A riqueza que descobris fica com outro As roupas que teceis, outro veste As armas que forjais, outro usa Semeai – mas que o tirano não colha Produzi riqueza – mas que o impostor não guarde Tecei roupas – mas que o ocioso não as vistas Forjais armas – mas que usareis em vossa defesa Aos poucos, entretanto, o luddismo começou a ser superado como forma de luta da jovem classe operária. Mais experiente, ela constatou que não era a máquina a sua inimiga, mas sim o uso que o patrão fazia dela. Que era um erro se contrapor ao desenvolvimento do próprio conhecimento humano, expresso nos avanços da tecnologia. O movimento dos quebradores de máquinas também caiu no isolamento diante da sociedade, reduzindo-se a pequenos grupos de trabalhadores que destruíram máquinas e espancavam os cientistas que as inventavam. A própria burguesia, que num primeiro momento aprovou a pena de morte, começou a dar sinais de assimilação dessa forma de luta. É nesse período que se generaliza o seguro de patrimônio na Inglaterra e alguns patrões inclusive são flagrados destruindo suas máquinas para adquirir outras mais modernas. Outra forma de luta que será utilizada na influência da classe operária será o boicote – palavra que deriva do nome de um oficial inglês encarregado de administrar os negócios do conde Erne, da Irlanda. Sir Boycolt era conhecido por seus métodos truculentos no tratamento com os empregados. Ele se recusava a negociar e os trabalhadores passaram a fazer o mesmo, propondo que os moradores do povoado não consumissem os produtos do conde Erne. Este teve um grande prejuízo e afastou o oficial inglês do cargo. A sabotagem também será usada nesse período como mecanismo de pressão dos trabalhadores por seus direitos. O termo tem origem francesa e significa tamanco. Os operários franceses usavam esse tipo de calçado para danificar as máquinas, emperrando a produção. O saldo na ação desse jovem proletariado vai se dar com o recurso da greve – uma forma de luta mais avançada para pressionar o patronato. Segundo José Cândido, “a origem do termo liga-se à Praça da Greve (place de greve), atualmente Praça do Hotel de Ville, em Paris. Quando desempregados ou para tratarem de assuntos relativos ao trabalho, os operários costumavam reunir-se ali. Faire greve (fazer greve) significava, portanto, reunir-se na Praça de Greve”. A greve foi o recurso de luta de maior eficácia nesse período, tanto na Inglaterra como nos demais países em que o capitalismo foi introduzido. Esse recurso se espalhou pelo mundo, sendo encarado de diversas formas. Para alguns, defensores da manutenção do sistema capitalista, como simples mecanismo regulador da mercadoria trabalho. Para outros, no caso dos anarquistas, como um fim em si mesmo. “A greve é tudo”, dirá Bakunin – um dos principais teóricos do movimento àcrata. Já para os revolucionários, a greve será vista como uma das principais armas na luta de guerrilha entre o capital e o trabalho e como poderoso instrumento de elevação da consciência e do nível de organização do proletariado. O dirigente da revolução russa de 17, llieth Lênin, escreveu um texto sobre as greves, onde afirma:... SINDICATO CLANDESTINO É nesse processo da luta que a classe operária sentirá a necessidade de se organizar. É dele que surgirão os sindicatos ... que na Inglaterra têm o nome de trade-unlons – que significa união de ofícios, de profissões. Essas jovens entidades de trabalhadores não terão as mesmas características dos sindicatos atuais – que conquistaram o reconhecimento legal, têm sedes, diretores afastados e gozam do direito de negociar com o patronato. Pelo contrário. No século 17, período de surgimento das trade-unlons, elas serão clandestinas, com muitas dificuldades de atuação. A burguesia verá nelas um grande perigo. Seu temor é que elas consigam o grande número de trabalhadores, até aqui dispersos e vivendo em concorrência entre si pelo emprego. Há registro de associações de trabalhadores com caráter sindical desde 1699. Nesse ano, em Londres, uma greve dos operários têxteis assustou o governo e a jovem burguesia – que ainda se constituía enquanto classe. É só no século 18, quando a revolução industrial tomou impulso na Inglaterra, que os sindicatos vão se generalizar. Para evitar seu crescimento, o parlamento inglês aprova em 1799 a combinations Iaws, a lei sobre associação, que proíbe o funcionamento de sindicatos. A violência da burguesia se dará em vários terrenos. No campo legal, elas serão proibidas. A primeira lei que garantirá a livre associação dos trabalhadores só será aprovada em 1812, na Câmara de Londres, em Londres. Além de usar o aparato policial do Estado para reprimir essas entidades, a burguesia inglesa – e posteriormente de outros países – também utilizará as milícias privadas. Os jagunços, que hoje são uma marca do campo em nosso país, já foram muito usados pelo patronato nos centros urbanos. Alguns se tornaram famosos, como o bando Pinkerton, dos EUA – uma poderosa agência de pistoleiros contratada para reprimir greves e assassinar operárias. Para se proteger dessa violência, no início as trade-unions agem totalmente na clandestinidade. As reuniões são secretas; não há sedes sindicais, campanhas massivas de sindicalização, nem mesmo negociação direta com o patronato. Algumas trade-unions inclusive formulavam códigos de participação, com normas para garantir a sobrevivência da entidade. Elas fixam a triagem dos trabalhadores que devem ser convidados para as reuniões clandestinas. A entidade dos têxteis, por exemplo, prevê um período de observação de dois anos para avaliar se o trabalhador não é dedo-duro, infiltrado do patrão. Só depois ele é convidado a participar das reuniões. O seu código fala também em justiçamentos dos delatores, compondo um braço armado para amedrontar os traidores em potencial. Aos poucos, no entanto, as trade-unions inglesas vão se consolidando. Elas dirigem mais greves, maiores protestos. Deixam o patronato num dilema. Já que são proibidas, o empresário não tem com quem negociar em momento de greve. Isso gerará grandes prejuízos, principalmente quando não há estoques e surgem as encomendas de produtos. Diante desse crescimento das lutas operárias, é que o parlamento da Inglaterra irá aprovar, em mês de 1824, a primeira lei sobre o direito de organização sindical dos trabalhadores. Essa conquista permitirá um poderoso aumento da força do sindicalismo. Em todos os ramos industriais formam-se trade-unions. Também surgem as ’’caixas de resistência” para apoiar financeiramente os grevistas. Outro avanço desse período será a organização de federações que unificam várias categorias. Em 1830 é fundada a primeira entidade geral dos operários ingleses – a Associação Nacional para a Proteção do Trabalho. Ela reunirá têxteis, mecânicos, ferreiros, mineiros e outras profissões. Chegará a ter cerca de 100 mil membros e editará um periódico. A Voz do Povo. Na vanguarda do movimento operário inglês dessa época estarão os têxteis, principalmente os da concentração industrial de Lancashire. Em 1866, com o avanço da industrialização em outros países, será realizado o primeiro congresso internacional das jovens organizações de trabalhadores de vários países. Ele representará um grande salto na unidade dos assalariados, que será materializado com a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), também conhecida como a Primeira Internacional. Apesar de possibilitar um avanço da organização sindical, a lei de 1824 é contraditória, tendo duas características distintas. Em primeiro lugar, reflete a própria pressão organizada dos assalariados – é uma vitória das lutas dos trabalhadores. Em segundo, também indica uma mudança de estratégia da burguesia inglesa. Tanto que a lei foi aprovada na Câmara de Lordes, que reunia apenas a aristocracia inglesa. Com ela, a burguesia procura novos métodos para controlar o movimento operário. Ela não poderia abandonar o seu projeto de dificultar a luta e a união dos trabalhadores – fundamental para sua sobrevivência enquanto classe. Como não era mais possível proibir as trade-unions, ela adota novos meios de interferir. Como a história vai demonstrar, mesmo legalizados, os sindicatos podem ser reprimidos. Nesse período, muitos industriais pressionarão os operários, exigindo a renuncia formal à participação nas trade-unions como forma de garantir o emprego. a força policial continuará a ser acionada, deixando um rastro de sangue em toda a trajetória do movimento sindical. A legalização também permitirá identificar as lideranças, o que pode facilitar o trabalho de cooptação e corrupção – processo muito usado até hoje pelo patronato. Além disso, é possível implantar toda uma legislação de controle dos sindicatos –como a que existiu no Brasil após o governo de Getúlio Vargas. Ainda nesse período, fruto da experiência concreta, o proletariado também desenvolverá a luta política, superando a pressão apenas por reivindicações de caráter econômico e específico. Surge o movimento cartista na Inglaterra, que representou um salto na ação operária. O nome deriva de uma “carta”, elaborada em 1837-38, em que os trabalhadores reivindicam maiores liberdades políticas, direito de voto para todos, abolição do sistema pelo qual só podiam se candidatar os que tivessem tenda, voto secreto, etc. Em seu conteúdo, o cartismo já expressava a luta por liberdades democráticas e socialistas. Ele será duramente reprimido – com inúmeros cartistas sofrendo processo criminal – de “alta traição” – e muitas condenações. Em outros países, o proletariado participará de ações políticas, sendo a mais celebre a participação na Comuna de Paris. Essa foi a primeira experiência em que a classe operária alcançou o poder político. Sua duração foi curta – de fins de março a fins de maio de 1871. Num primeiro momento, a sede do novo poder se instalou na Câmara Federal dos Sindicatos Franceses, que também era o local de reuniões da seção parisiense da AIT. Essa experiência, que não se alastrou e serviu de base para novos estudos dos marxistas, foi violentamente reprimida. As tropas do Exército francês, que pouco antes haviam sido derrotados e tornadas prisioneiras pelos alemães, foram libertadas e colocadas a disposição do governo da Franca, de Thiers, por ordem de Bismarck. A burguesia superava suas divergências para esmagar o movimento operário. A luta contra o comunards durou uma semana. Mais de 14 mil combatentes foram mortos na guerra ou foram sumariamente fuzilados; 5 mil operários foram deportados e outros 5 mil encarcerados. O próprio Karl Marx, um dos idealizadores da AIT, já havia apontado essa necessidade da ação política ao proletariado: “O fim imediato dos sindicatos concretiza-se nas exigências do dia-a-dia, nos meios de resistência contra os incessantes ataques do capital. Numa palavra, na questão do salário e da jornada de trabalho. Esta atividade não só é justificada como é necessária. Não podemos privar dela enquanto pendure o modo atual de produção. Ao contrário, é preciso generalizá-la, fundando e organizando sindicatos em todos os países. Por outro lado, os sindicalistas, sem que estejam conscientes disso, chegaram a ser o eixo da organização da classe operária. Se os sindicatos são indispensáveis para a guerra de guerrilhas cotidiana entre o capital e o trabalho, são também importantes como meio organizado para a abolição do próprio sistema de trabalho assalariado”. PAPEL DOS SINDICATOS Nessa primeira fase de existência, o sindicalismo vai demonstrar que é um instrumento indispensável para os assalariados. Com a expansão do capitalismo, que se torna o sistema predominante a partir do século passado, os sindicalistas vão se espalhar pelo mundo. Deixam de ser um fenômeno da Inglaterra. Num processo dialético, onde o capital impera, suas contradições aparecem, as lutas operárias têm início e, conseqüentemente, surgem os sindicatos. Todos os avanços sociais, mesmo de pequenos parciais, serão fruto dessa luta e da formatação dos sindicatos. Nada será dado de mão-beijada pelo capital; nada cairá do céu. Cada nova reivindicação apresentada pelos trabalhadores representa, num primeiro momento, a redução da taxa de mais-valia do patrão. Por isso, depende de luta, de pressão organizada. A história da legislação trabalhista no mundo será a história da luta de classes, onde os sindicatos jogarão um importante papel; Nesse processo, a classe operária terá muitos mártires, muitas vitórias e derrotas. Entre as lutas que mais se destacaram na história, citamos apenas duas – muito marcantes e ilustrativas. A primeira é pela conquista das oito horas diárias de jornada de trabalho. Essa será uma luta levada a nível mundial, comandada pela recém fundada Associação Internacional dos Trabalhadores. Em 1886, a AIT proporá uma campanha pelos “três oito” – oito horas de trabalho, oito de sono e oito de convivência familiar e de lazer. Em vários países ocorrerão manifestações em defesa dessa reivindicação. Na Inglaterra, o ano é marcado por um grande pique grevista e vários confrontos com as forças policiais. Na França, barricadas operárias são feitas nas ruas de Paris e de outros povoados. Mas é nos EUA, que nesse período passam por um intenso processo de desenvolvimento industrial, que a luta pelos “três oito” irá adquirir um caráter mais radicalizado.



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