Saúde

3 de Novembro de 2020 às 15:00

Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

O Novembro Azul é o mês dedicado para reforçar a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. É a segunda patologia mais frequente entre os homens brasileiros, logo após o câncer de pele. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

Através de dois exames é possível obter o diagnóstico da doença. O primeiro é um simples exame de sangue, em que é verificado a taxa de PSA (Antígeno Prostático Específico), e o outro, que costuma afastar muito pacientes por puro preconceito, é o toque retal. Os dois procedimentos associados podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais de diagnóstico precoce da doença.

O grande risco à saúde masculina é que, na fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução assintomática. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sinais mais comuns nesta fase são sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, dificuldade de iniciar a urina, necessidade de fazer força para manter o jato de urina, além de sensação de dor na parte baixa das costas ou abaixo dos testículos.

Como o câncer de próstata não pode ser prevenido, a maior recomendação é que se realize um diagnóstico precoce, já que as chances de cura são de 90%. Os especialistas alertam que a realização de exames periodicamente é a melhor maneira de prevenir, principalmente os homens a partir dos 50 anos de idade, quando deve ser realizado o exame anualmente, e acima dos 45, caso tenha algum histórico familiar.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884