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12 de Maio de 2011 às 23:59

Tarifas bancárias sobem até 124% em apenas 3 anos

Respeitar regras, realmente, não faz parte da política dos bancos. Mesmo com as normas de tarifas bancárias, padronizadas pelo Banco Central há três anos, o pacote de serviços subiu 124%, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Resultado: as queixas continuam a crescer. O problema, de acordo com a pesquisa, é que o consumidor não sabe o que pode ter gratuitamente. E mais. Muitas vezes o pacote oferecido pela organização financeira não é adequado ao nível de renda do cliente. Quer dizer, muito espertamente, os bancos oferecem serviços mais caros, sem necessidade. O levantamento mostra, por exemplo, que o pacote simples do Santander, em abril de 2008, custava R$ 8,90. Em março deste ano o correntista tinha de desembolsar pelo mesmo serviço, R$ 19,90. Alta de 124%. Absurdo. Outro dado interessante é que, na média, as receitas dos bancos com as tarifas cresceram 30% entre dezembro de 2008 e dezembro de 2010. A Caixa foi a empresa com maior expansão no intervalo: 83%. O Idec analisou Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa, HSBC e Banrisul. Queixas Apesar das normas do Banco Central para controlar as tarifas bancárias, as reclamações continuam a crescer consideravelmente. Entre abril de 2009 e março de 2010 foram 1.406 queixas sobre as tarifas. Nos 12 meses seguintes foram 1.553, alta de 10%.



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