Notícias

4 de Junho de 2021 às 17:51

Sindicato recebe denúncia sobre lockdown nos bancos e cobra autoridades

Documento contendo a denúncia do não cumprimento às medidas que versa o Decreto Municipal 400, foi endereçado ao Comitê Extraordinário de Crise do Coronavirus de Dourados-MS e ao Ministério Público do Estado - 10ª Promotoria de Justiça de Dourados-MS

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região após receber denúncias de alguns bancários de que seus respectivos locais de trabalho não estão cumprindo o que determina o decreto nº 400, que “Dispõe sobre medidas restritivas para prevenção do contágio do Coronavírus – COVID-19” no município de Dourados e, constatar as denúncias via contato telefônico com as agências bancárias da cidade, encaminhou as mesmas aos órgãos competentes.

O documento contendo a denúncia foi endereçado, via e-mail, ao Comitê Extraordinário de Crise do Coronavirus de Dourados-MS e ao Ministério Público do Estado - 10ª Promotoria de Justiça de Dourados-MS, na terça-feira (01), com solicitação de fiscalização. Vale lembrar que o decreto limita o atendimento bancário ao autoatendimento, assim sendo, não há razão plausível para a presença de bancários no interior das agências a não ser àqueles responsáveis por desempenhar este trabalho.

Na solicitação o sindicato relata que diante das inúmeras denúncias recebidas de que os bancários estão trabalhando presencialmente, mesmo não exercendo qualquer atividade relacionada ao autoatendimento, efetuamos levantamento junto as agências bancárias e constatamos que há um volume grande desses trabalhadores no interior das mesmas, fazendo com que haja deslocamento da sua residência ao trabalho e também seu retorno a residência, aumentando assim a circulação de pessoas na cidade, além do risco de contaminação dentro da própria agência bancária.  

Considerando que, em tese, a maioria dos estabelecimentos comerciais de Dourados se adequou à necessidade do lockdown, solicitamos um acompanhamento das autoridades na quantidade de pessoas trabalhando nas agências bancárias, para que o objetivo do decreto seja alcançado, no sentido de diminuir a incidência de contaminação e mortes.

Sindicato apela para o bom senso dos bancos

A diretoria do sindicato espera contar com o bom senso dos bancos e seus administradores locais no sentido de contribuir com as medidas sanitárias que visam diminuir a contaminação e preservar vidas. Lembramos que o comércio local, inclusive os médios e pequenos, estão com as portas fechadas, o que nos dá a certeza que o setor mais rico e rentável do país pode fazer muito mais por sua população. Mais uma vez apelamos para a responsabilidade social e, agora também sanitária dos bancos.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região  



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884